Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Hospitais Universitários terão sistema de gestão da informação

Os hospitais universitários vão implantar sistemas de gestão de informação a partir de maio. A ação faz parte do programa de  Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento. A ideia é que todos esses sistemas estejam integrados, permitindo a troca de dados entre as instituições. Ainda não há previsão de quando o sistema chegará ao HUB, que estuda também outra proposta do Ministério da Saúde.

O sistema de gestão de informação cruza dados de internação, de óbitos e de prescrição de medicamentos, por exemplo, para oferecer aos gestores um retrato do hospital. “É importante porque fornece informações que não estão na literatura e permitem ao gestor tomar decisões com mais rapidez e planejar melhor ações futuras”, explica Olympio Bittar, coordenador de Hospitais de Ensino da Secretaria de Saúde de São Paulo. Ele diz que conhecer melhor o hospital gera economia de recursos e favorece o atendimento com mais qualidade.

O HUB está estudando duas propostas de sistema de informação a adotar. Além do sistema oferecido pelo MEC, que foi desenvolvido pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre, o HUB pode comprar outro, privado, por meio do termo de cooperação estabelecido com a Fundação Oswaldo Cruz.

Segundo o diretor do HUB, Gustavo Romero, está sendo considerada a rapidez com que o sistema estará disponível para uso. “Estamos comparando as ferramentas, mas o mais importante é que possamos usar logo”, explica Gustavo. O MEC começará a implementar o sistema em alguns hospitais em maio, em caráter experimental, mas ainda não divulgou quais serão os primeiros a receber nem qual será o prazo para que todos os hospitais disponham da ferramenta.

Também não está prevista a aquisição do programa que seria comprado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. Os recursos, entretanto, já foram estimados e fazem parte dos investimentos anuais de R$ 1,5 milhão até 2012, feitos por intermédio do Ministério da Saúde.

O diretor do HUB afirma que o objetivo é melhorar o atendimento do hospital. “Dessa forma, trabalha-se melhor, com mais segurança e mais precisão”, comenta. Segundo ele, quanto mais informação estiver disponível para tomar decisão, independentemente do sistema, mais eficiente será a gestão do hospital.

Assessoria de Comunicação da UnB

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal