Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Federal de Alfenas comemora 96 anos de história

unifalmgpavilhaocentraldeaulascampussedeA Universidade Federal de Alfenas (Unifal), de Minas Gerais, comemora neste mês os 96 anos de fundação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), que deu origem à universidade. A EFOA foi criada em 3 de abril de 1914, ofertando  um curso de farmácia. Em 1915, começou a funcionar o curso de odontologia e, em 1977, o de enfermagem. Em 2001,  a instituição tornou-se centro universitário federal.

Em 2005, o centro foi transformado em universidade federal, ampliando a oferta de ensino superior na região sul e sudoeste de Minas Gerais. Hoje, a Unifal oferece mais de 1,5 mil vagas anuais de ingresso na graduação e 32 cursos em três campi nas cidades de Alfenas (sede da instituição), Poços de Caldas e Varginha, além da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A qualidade do ensino é comprovada pelos indicadores obtidos nas avaliações do MEC: a Unifal tem Índice Geral de Cursos - IGC 4, em uma escola que vai de 1 a 5. O IGC é um indicador de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Além da qualidade, o  reitor Paulo Márcio ressalta crescimento da instituição nos últimos anos, com a criação dos campi de Poços de Caldas e de Varginha, além da Unidade Educacional de Alfenas.

Assessoria de Comunicação Social - Unifal

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal