Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Ufes amplia oferta na área de pós-graduação

ufes2david_prottiA Ufes aumenta a oferta na área de pós-graduação neste semestre letivo, quando passa a contar com mais três cursos de mestrado e outros três de doutorado, aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Enquanto o número de pós-graduações no Brasil cresceu em média 10% no período de 2006 a 2010, na Ufes a oferta foi ampliada em 20% nesse nível de ensino.

“A Universidade mais do que dobrou a sua pós-graduação. De 19 mestrados, passou para 39. O número de doutorados pulou de cinco para 13. O Espírito Santo só tem a ganhar com isso”, comemora o pró-reitor de Pós-Graduação da Ufes, Francisco Emmerich.

Ele destaca ainda que não foi apenas a quantidade de cursos que aumentou. As bolsas oferecidas aos mestrandos e doutorandos também tiveram um aumento significativo: atualmente, há quase 500 bolsistas na universidade.

Um dos cursos recém-aprovados foi o mestrado em Ciências Contábeis, que será oferecido pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) no segundo semestre de 2010. A previsão é que o edital de seleção seja publicado ainda em abril e ofereça dez vagas, com área de concentração estruturada em duas linhas de pesquisa: Contabilidade Financeira e Tributária e Contabilidade Gerencial e Controladoria.

O crescimento dos cursos de pós-graduação não está restrito aos campi da capital. O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, com apenas dois anos de funcionamento, já abriga dois cursos, sendo um deles o mestrado em Agricultura Tropical, que vai iniciar suas atividades em agosto.

O segundo mestrado implantado no Ceunes, em Biodiversidade Tropical, teve aula inaugural no dia 9 de abril. De acordo com o pró-reitor Francisco Emmerich, já estão previstos mais outros projetos de pós-graduação no Ceunes, nas áreas de Engenharia, Saúde e Educação.

Confira os cursos recém-aprovados:

  • Campus de Goiabeiras:
Mestrado em Ciências Contábeis (CCJE)
Doutorado em Ciências da Computação (CT)
Doutorado em Letras (CCHN)

  • Ceunes:
Mestrado em Agricultura Tropical
Mestrado em Biodiversidade Tropical

  • CCA:
Doutorado em Produção Vegetal

Assessoria de Comunicação da UFES

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal