Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNILA abre processo seletivo para estudantes brasileiros

itaipu e cataratas 42A Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) abriu edital de seleção para o ingresso de 150 alunos brasileiros. As vagas disponíveis no processo de seleção são para os cursos de graduação em Ciências Biológicas: Ecologia e Biodiversidade (manhã); Relações Internacionais e Integração (tarde); Economia, Integração e Desenvolvimento (noite); Sociedade, Estado e Política na América Latina (tarde); Engenharia Ambiental de Energias Renováveis (manhã); e Engenharia Civil de Infraestrutura (manhã).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Unila (www.unila.edu.br), até o dia 16 de julho. A seleção dos alunos brasileiros terá como base as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2009 e cada candidato poderá indicar no formulário de inscrição a opção de dois cursos de graduação de interesse.

Haverá uma ponderação no processo seletivo em favor dos candidatos egressos de escolas públicas brasileiras. Segundo o reitor da Unila, Hélgio Trindade,a ponderação tem base estatística: 89% dos alunos brasileiros de ensino médio estão matriculados na rede pública, enquanto apenas 11% nas escolas privadas. "Por isso nós queremos com essa ponderação valorizar os alunos que vêm das escolas que são majoritárias", explica.

No processo seletivo, o aluno que frequentou três anos na rede pública terá a nota do Enem multiplicada por 1.3; com dois anos de escola pública, a nota será multiplicada por 1.2; e um ano, 1.1.

A Unila está localizada em Foz do Iguaçu, Brasil, com sede provisória no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A Universidade tem a missão de contribuir, nos planos acadêmico e cultural, com a integração da América Latina. Com proposta acadêmica inovadora inter e transdisciplinar, a Unila é uma universidade bilíngüe (português e espanhol).

Veja o edital aqui

Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal