Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNIPAMPA estuda implantação de curso de Música

musica_unipampaA Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) poderá oferecer curso de Licenciatura em Música a partir de 2011. A nova graduação está em fase de estudos, e deverá ser ofertada pelo Campus Bagé. A graduação na área das Artes - única ainda não contemplada pela Instituição em seus dez campi - vem completar a universidade de qualidade que a UNIPAMPA trabalha para ser, conforme explica a reitora, Maria Beatriz Luce.

O anúncio do curso ocorre logo após o primeiro Festival Internacional de Música no Pampa (FIMP), promovido pelo Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), que durante a última semana de julho movimentou Bagé em torno da arte e da cultura. “Aprendi que a cidade tem uma história de ensino musical e interesse cultural, que foram revitalizados pelo recente fortalecimento do IMBA. Ficamos bem impressionados com o sucesso e a qualidade do FIMP e esse é mais um ponto positivo para a instalação do curso”, explica a professora Maria Beatriz Luce.
A abertura da área das Artes responde a um questionamento constante da comunidade, tanto acadêmica, quanto local, sobre cursos com esse foco. A reitora explica que, desde os projetos de implantação da UNIPAMPA, ficou claro que era preciso trabalhar com a área das Artes, única não contemplada pelos primeiros cursos da Instituição, ainda na fase tutorada pela UFPel e pela UFSM. Depois de dois anos e meio, consolidada a fase de qualificação e expansão das áreas originais, a Universidade tem, agora, condições de ampliar seus horizontes.

A formalização do interesse em instalar o curso de Música ocorreu durante recente audiência com o prefeito de Bagé, Dudu Colombo. Na reunião, a reitora reforçou o interesse de se estudar a viabilidade de implantação do curso, considerando-se a estrutura e o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Cultura do município, bem como o interesse da população pela temática. Para tanto, um convênio deverá ser fechado entre a prefeitura de Bagé, a Secretaria de Cultura e o IMBA para desenvolver atividades comuns de educação musical na região. Se o estudo for favorável, em 2011, Bagé e toda a região da UNIPAMPA poderão contar com uma nova Licenciatura, dessa vez em Música.


Assessoria de Comunicação da UNIPAMPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal