Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Aula inaugural do Curso de Engenharia Elétrica da UFAC

energia_acreA reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Profª Drª Olinda Batista Assmar e toda administração superior, receberam na manhã dessa terça-feira, 17, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, o Presidente da Eletrobrás José Antônio Muniz Lopes que na ocasião proferiu a aula inaugural do curso de Engenharia Elétrica e participou da solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Excelência em Energia do Estado, a ser instalado na universidade.

Participaram da aula inaugural além da reitora da Universidade, o vice-reitor Prof. Dr. Pascoal Torres Muniz, Secretário de Planejamento Gilberto Sirqueira, Presidente da Eletrobrás José Antonio Muniz Lopes, Pró-reitor de graduação Profº Drº Renildo Moura da Cunha, Diretor do Centro de Ciências exatas e tecnológicas Profº Drº Antonio Carlos Fonseca Pontes, Presidente da Federação das Indústrias do Acre, o Engenheiro João Francisco Salomão e o Presidente da Eletrobrás Acre Pedro Carlos Hoskem Vieira.

Para a magnífica reitora, o curso de engenharia elétrica teve um ótimo começo, com o apadrinhamento da Eletrobrás e com os demais parceiros. “Nosso compromisso com a educação e qualidade só se fortalece. A região vai se potencializar em termos de pesquisa e estrutura”, comentou.

O Presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, dividiu sua palestra em duas partes: motivacional e técnica. Na primeira comentou sobre tudo aquilo que o motiva e os faz seguir em frente, mostrando aos alunos da primeira turma de engenharia elétrica que vale a pena se dedicar por inteiro aos estudos. E na segunda parte, sobre termos e dados técnicos referentes ao curso e a Eletrobrás. Acrescentou ainda a respeito da parceria com a Ufac, e da grandeza que é o projeto do Centro de Excelência em Energia do Estado do Acre (CEEAC). “Nosso hardware se localiza em Rondônia, e o software aqui no Acre!”, finalizou.

Alexandre Nagao, acadêmico de Engenharia Elétrica, disse que um dos motivos por ter ingressado no curso foi o mercado de trabalho, além de sua paixão por engenharia. “Minha meta é me formar, passar num concurso da Eletrobrás e contribuir para o desenvolvimento do Acre”, conclui.


Sobre o CEEAC - O Centro de Excelência em Energia foi criado para atender às demandas de ensino e pesquisas em energia, suprir a necessidade de qualificação de mão de obra, capacitando profissionais em engenharia e tecnologia da informação, na graduação, mestrado e doutorado. A idéia é fixar profissionais e estimular o desenvolvimento da região amazônica.

A escolha do Acre para receber um empreendimento dessa grandeza, ocorre por esse Estado encontrar-se próximo a outros grandes empreendimentos, como as Usinas de Santo Antônio e de Jirau, das respectivas linhas de transmissão, e a necessidade de mão de obra qualificada para atender as demandas advindas com o funcionamento dessas usinas e outras que deverão ser construídas no Brasil e em países vizinhos ao Acre.

Convênios de cooperação técnica, pesquisas tecnológicas básicas e aplicadas, auto-sustentabilidade, política de captação de recursos, contratação de docentes e pesquisadores no Brasil e no exterior e fixação e retenção de talentos, comporão a primeira das três etapas de instalação do centro. Nessa primeira etapa, o investimento será de aproximadamente 6.300 mil para a construção de 3.000 m² para área de funcionamento do centro.

As empresas associadas fundadoras do CEEAC são Alstom Brasil Energia e Transporte, Amdritz Hidro Brasil, Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), Energia Sustentável do Brasil, Interligação Elétrica do Madeira, Invercill Construções e bens de capital (IMPSA), Norte Brasil Transmissora de Energia, Santo Antônio Energia, Siemens, Voith Hydro.


Assessoria de Comunicação da UFAC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal