Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Tomam posse os reitores das federais da Bahia e Triângulo

19082010_dsc_0079-2O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou, nesta quinta-feira, 19, a professora Dora Rosa Leal no cargo de reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o professor Virmondes Rodrigues Junior no cargo de reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Dora Leal assumiu o cargo deixado pelo professor Naomar Monteiro, que também participou da solenidade de posse da nova reitora. Ela destacou a importância do crescimento vivido pelas universidades públicas e o novo protagonismo que as instituições passaram a assumir. “Saúdo o Ministério da Educação pela política de expansão e interiorização das universidades, como é o caso da UFBA”, apontou a reitora.

Virmondes Junior atuava como reitor pró-tempore desde 2005, quando a Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro foi transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ele observou que em cinco anos a UFTM passou de três para 24 cursos de graduação, possibilitando o acesso de 1.320 novos alunos à educação superior. “Ainda somos uma das menores universidades federais, mas não somos mais aquela instituição que contava apenas com pouco mais de cem vagas ofertadas”, destacou o reitor.

Segundo Virmondes, o crescimento da universidade só foi possível devido ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Cabe a nós, universidades, que estamos na ponta do sistema, executar esse projeto com muita responsabilidade”, assegurou o reitor.

O ministro Fernando Haddad, ao concluir a cerimônia de posse, comemorou o fato de as universidades terem conseguido duplicar o número de vagas de ingresso. Ele observou que os números de 2009 apontam para 250 mil vagas na educação superior federal e que “é preciso celebrar as conquistas das universidades”.

Ao afirmar que ainda é preciso corrigir distorções históricas na educação, o ministro lembrou ainda que R$ 1 bilhão, dos R$ 8 bilhões investidos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), são destinados ao estado da Bahia, medida que a equipara com alguns estados do sul.

O ministro citou ainda o aumento do tempo de obrigatoriedade da educação básica, que vai dos 4 aos 17 anos. Pela Emenda Constitucional nº 59, até 2016 todos os estados e municípios passem a cumprir esses 14 anos de escolaridade obrigatória. Essas medidas, segundo o ministro, colocam o país em pé de igualdade com os países desenvolvidos no quesito educação.

Assessoria de Imprensa da Sesu

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal