Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Conselho Superior da UFPA aprova novos cursos de especialização

reuniao_ufpaO Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Pará (UFPA), reuniu-se nesta quinta-feira, 19, para discutir 22 propostas de cursos de especialização lato sensu, além da oferta de licenciaturas na modalidade a distância e do Plano Nacional de Formação Continuada. O Consepe discutiu ainda o Projeto Político-Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto, nas áreas de Oncologia e Saúde do Idoso, dentre outras pautas.

Do total de propostas de especialização apresentadas, 19 foram aprovadas em Belém, campi e cidades do interior do Estado. Na capital, os cursos são Ensino de Ciências e Matemática para as Séries Iniciais; Ensino de Biologia com Ênfase em Produção de Material Didático Contextualizado; Ensino da Física numa Abordagem Experimental com o Uso de Material Alternativo; Fundamentos da Física numa Abordagem Contemporânea: Aplicações e Implicações; Bioestatística; Gestão Financeira Empresarial; Informática Educativa; Produção de Material Didático para o Ensino de Química e Educação Infantil.

Para o Campus de Soure, aprovaram as Especializações em Língua Inglesa: Ensino e Aprendizagem, e Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos. Os cursos em Gestão de Recursos Agroflorestais e em Educação Infantil foram aprovados para Altamira. Este último, também será ofertado em Santarém e Bragança. Houve, ainda, uma aprovação para o Campus de Marabá, em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional e outra para Tomé-Açu, em Matemática do Ensino Básico.

O Projeto Político-Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na área de concentração em Oncologia e Saúde do Idoso, também é um Programa de Pós-Graduação lato sensu que recebeu a aprovação dos conselheiros. O Programa tem como finalidade incentivar a formação de especialistas em Oncologia e Saúde do Idoso, a partir de ações integradas no atendimento ambulatorial, domiciliar, hospitalar, como também no âmbito da saúde do idoso no ambiente asilar, que são campos de atuação estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Consepe aprovou ainda a oferta das Licenciaturas em Química e Matemática na modalidade a distância, que serão administradas pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Já as licenciaturas aprovadas para o Plano Nacional de Formação Continuada foram Letras, com habilitação em Espanhol e Inglês, e Física. Todos os cursos devem iniciar de acordo com as condições e o calendário de atividades dos campi, institutos e unidades proponentes.

Uma outra proposta aprovada pelo Consepe diz respeito a ações de promoção cultural. Trata-se do edital para os Prêmios Proex de Arte e Cultura 2010. O objetivo é estimular a criação, formação, pesquisa e circulação das artes, atendendo demandas de discentes, professores e técnico-administrativos. O edital deverá contemplar trabalhos nas seguintes categorias: Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Audiovisual, Memória e Patrimônio, Formação em Arte e Conexões Culturais – Universidade e Movimentos Sociais. A premiação mínima está no valor de R$ 3 mil. A previsão de lançamento é para a próxima semana.


Assessoria de Comunicação da UFPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal