Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Cursinhos populares da UFPI beneficiam mais de 700 alunos

cursinho_ufpiPensando em atender os alunos oriundos de escolas públicas para que estes possam concorrer de forma mais justa a uma vaga na universidade, há dez anos a Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece cursinhos populares. Pioneira na modalidade no estado, a UFPI atende atualmente  740 estudantes, distribuídos entre os campi da instituição.

No campus Petrônio Portella, por exemplo, são praticadas duas modalidades de cursinho: uma direcionada especificamente para disciplinas de saúde e exatas (Projeto de Ensino de Saúde e Exatas) e outra que aborda todas as disciplinas, o Pré-vestibular Popular. As aulas são ministradas de segunda à sexta, sempre no período da noite.

Para Cassandra Portella, coordenadora de programas e projetos da PREX, o nível de aceitação dos cursinhos populares é cada vez maior, aumentando o índice de aprovações dos estudantes que frequentam as aulas do programa. "Nosso intuito é investir no potencial acadêmico dos estudantes, pois a educação é o melhor caminho a ser seguido, daí a UFPI procurar atender de forma satisfatória os seus compromissos para com a sociedade", pontua.

Além de oportunizar um melhor aprendizado dos conteúdos cobrados pelos vestibulares, a UFPI tem conseguido um índice crescente de aprovações nos certames. Neste ano, somente os alunos oriundos do Pré-Vestibular Popular contabilizaram 26 aprovações nas universidades públicas do Estado, ingressando em cursos variados, como Nutrição, Pedagogia, Administração, dentre outros.

As inscrições para os cursinhos sempre acontecem no início do ano, quando a Universidade oferta o número de vagas em cada campus. Para se inscrever basta que o interessado curse o Ensino Médio em escolas na rede pública de ensino.

*PENSE- Projeto de Ensino de Saúde e Exatas- 210 vagas (Teresina)
*Pré-Vestibular Popular- 180 vagas (Teresina)
*Cursinho Popular Evandro Lins e Silva- 200 vagas (Parnaíba)
*Pré-Vestibular Vale do Gurguéia- 150 vagas (Bom Jesus)


Assessoria de Comunicação da UFPI

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal