Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Curso de Oceanografia da UFPR comemora 10 anos de fundação

oceanografia_ufprO Curso de Oceanografia da UFPR está comemorando, neste ano de 2010, seus 10 anos de existência.

A solenidade de comemoração será na próxima sexta-feira, dia 27, às 14 horas, oportunidade em que o reitor Zaki Akel Sobrinho fará a abertura da celebração do aniversário com homenagens e reconhecimento dos profissionais e alunos que fizeram ou fazem parte da história do curso. Em andamento também a criação de um espaço de resgate histórico das atividades e evoluções ocorridas no Centro de Estudos do Mar, fazendo parte, assim, do início da Comemoração dos 100 anos da História da Universidade Federal do Paraná.

As comemorações do aniversário do curso já começaram com iniciativa do Centro Acadêmico de Oceanografia - CAMAR, com o auxílio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Eles promoveram no sábado, dia 14, uma festa no "canto das pedras", antigo ponto de embarque para a Ilha do Mel, que contou com a adesão de um grande número de Oceanógrafos formados pela UFPR, além dos atuais alunos, professores do CEM e da UFPR Litoral, funcionários e comunidade local.

Sobre o CEM- O Centro de Estudos do Mar passou a atuar como unidade de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1980, quando foi organizado, ainda em Curitiba, um primeiro núcleo de pesquisadores, então denominado Centro de Biologia Marinha (CBM). Com a inauguração da sede litorânea em Pontal do Sul, em 13 de março de 1982, iniciou-se a transferência progressiva dos laboratórios, processo que só se encerrou em 1984.

A partir de 1988, novos laboratórios foram sendo criados nas áreas de Geologia, Química Marinha, Oceanografia Física e Gerenciamento Costeiro, em um processo de expansão que forçou a reestruturação da abrangência disciplinar e do próprio organograma da unidade.

Sobre o curso O curso de graduação em Oceanografia foi implantado em fevereiro de 2000 (inicialmente como Ciências do Mar) no Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Sul, com o objetivo formar profissionais capacitados para a análise da estrutura e dinâmica de sistemas costeiros e oceânicos e para o gerenciamento das atividades humanas em regiões costeiras.

A formação habilita para a atuação profissional nas áreas de pesquisa oceanográfica e a gestão de ambientes costeiros. Para a obtenção do título de bacharel em Oceanografia, com habilitação em pesquisa ou gestão costeira, o aluno deve desenvolver, paralelamente ao cumprimento de créditos em disciplinas optativas, um trabalho de pesquisa ou extensão, a ser apresentado e defendido sob a forma de uma monografia ou plano de gestão ambiental ou manejo de recursos costeiros, dependendo da área de habilitação.

O curso é integralmente ministrado na sede litorânea do Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Sul. Cerca de 20 departamentos da Universidade Federal do Paraná participam das atividades de ensino.


Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal