Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Unb amplia áreas de campi Planaltina e Gama

unb_expansaoReitor assinou contratos para construção de quadras poliesportivas e quiosques para convivência e alimentação

O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, assinou nesta terça-feira, 24 de agosto, contrato para construção de Módulos de Serviços e Equipamentos Esportivos na Faculdade UnB Planaltina (FUP) e na Faculdade UnB Gama (FGA). Os módulos abrirão espaço para convivência e descontração nos campi, com capacidade para receber 1.600 pessoas sentadas. Contarão ainda com área para papelarias, copiadoras, lanchonetes, bicicletário e uma quadra poliesportiva.

A área ocupada pelas contruções será de cerca de 950 metros quadrados e a quadra terá 28 por 46 metros. O valor de cada obra será de R$ 1,6 milhão. Os recursos virão do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). "As obras atenderão as necessidades de expansão dos campi, que devem atender cerca de 2 mil alunos daqui a cinco anos", afirma a decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão, coordenadora da Comissão Permanente do Reuni.

O reitor José Geraldo de Sousa Júnior destacou que as obras devem ter um sentido e uma significação. "Além de laboratórios e salas de aulas, esses espaços também fazem parte do que deve ser a vivência na Universidade". Ele destaca que nos últimos dois anos a área construída da Universidade cresceu 25%. "O momento que nós estamos vivendo é até mais forte que o da inauguração da Universidade", comemora.

Os contratos foram assinados pelos representantes das empresas Anhanguera Construtora e AMZA Construtora. A primeira já é responsável pela construção da nova sede do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade de Brasília. A segunda está a frente da reforma das calçadas e dos anfiteatros. A previsão para a conclusão das obras é para o março de 2011 e o projeto é do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan) da UnB.


Alessandro Borges, diretor da FGA, ressalta a importância de um ambiente como esse para os cursos de engenharia, que caracterizam o campus. "É muito importante que os alunos criem solidariedade entre si para aprenderem a cooperar também na profissão. O espaço de convivência é essencial para estimular esse clima". Já Marcelo Bizerril, diretor da FUP, destaca que o módulo será essencial para realizar as atividades da faculdade. "Recebemos também alunos de extensão que se beneficiarão do espaço".

Existe ainda a previsão da construção de módulo semelhante na Faculdade UnB Ceilândia (FCE) e mais três no campus Darcy Ribeiro. "O objetivo é deslocar atividades comerciais ou de alimentação que agora estão perto das unidades de ensino, onde criam conflitos com as atividades acadêmicas", explica o diretor do Ceplan, Alberto de Faria. A assinatura dos contratos para construção dos prédios no Darcy Ribeiro acontecerá semana que vem. O módulo de Ceilândia ainda está em processo de licitação.

Secretaria de Comunicação da UnB

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal