Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Hospital de Clínicas da UFPR inaugura novo anexo

hospital_ufprNa manhã desta segunda-feira, 30, foi inaugurado um novo prédio no complexo do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), denominado Anexo G. Além do subsolo, são mais dois pavimentos que agora abrigam o Laboratório de Análises Clínicas. Os pacientes já estão sendo atendidos num espaço com mais conforto e segurança.

A construção durou mais de dois anos e teve custo aproximado de R$ 2 milhões, recursos que foram repassados pelo Governo do Estado. As novas instalações tem 2.184 metros quadrados. A solenidade de inauguração, na sexta-feira, 27, contou com a presença do reitor, pró-reitores, diretores do Hospital de Clínicas, médicos e técnicos administrativos.

Esta foi a primeira etapa das obras, porque a previsão ainda é construir mais cinco andares para o serviço de Radioterapia, tratamento indicado a pacientes com câncer, explicou a diretora do HC, professora Heda Amarante, durante a solenidade de inauguração.

Novos equipamentos - O HC recebeu dois equipamentos novos de Osmose Reversa para utilização no serviço de Nefrologia. "Os novos equipamentos são muito importantes porque poderão salvar muitas vidas, além de serem adequados para o tratamento dos pacientes com Septicemia" ( infecção no sangue), ressaltou, na cerimônia de entrega, a diretora do Hospital, professora Heda Amarante. Já o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou a união de esforços, "são os braços fortes da comunidade do HC que possibitam essas conquistas".

Os aparelhos também tem a finalidade de tratar a água que é utilizada para retirar as impurezas do sangue durante a sessão de hemodiálise. O rim dos pacientes que são submetidos a hemodiálise perdeu a capacidade de filtrar o sangue e, consequentemente, precisa ser substituído por um novo órgão ou por sessões do procedimento até que seja possível a realização do transplante.

A aquisição dos aparelhos foi realizada pela Associação dos Amigos do HC (AAHC) com recursos da Fundação Itaú Social.


Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal