Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Feira de tecnologias assistivas expõe inventos de universidade mineira

MinistroA Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai expor 12 inventos desenvolvidos por alunos, professores e funcionários em encontro internacional de tecnologia e inovação para pessoas com deficiência e feira de tecnologias assistivas em São Paulo, nos dias 8 e 10 dezembro.

Direcionados para pessoas com algum tipo de deficiência, os eventos mostrarão inventos como a órtese para mão, desenvolvida pelo professor Marcus Pinotti, do departamento de engenharia mecânica, a UFMG.

A órtese é uma luva dotada de tendões dorsais e ventrais conectadas a um motor que opera comandado por sinais mioelétricos, permitindo o controle voluntário da abertura e fechamento da mão.

Outra novidade que será mostrada é um sistema de sinalização que permite que deficientes visuais, idosos e pessoas com problemas de locomoção pelas ruas utilizem os meios de transporte públicos com maior conforto e segurança.

O aparelho consiste em um sistema de rádio freqüência que permite ao deficiente acionar, através de um dispositivo em cristal líquido, a linha de ônibus que ele deseja tomar. O sistema foi desenvolvido pelo professor Júlio César David Melo, do departamento de engenharia elétrica da UFMG.

Na área educacional o destaque do estande será a coleção de produtos biológicos feitos em gesso que auxiliam no aprendizado de deficientes visuais. Os produtos são apresentados, inicialmente, em tamanho próximo ao natural e, posteriormente, ampliados para que o aluno possa estudá-los detalhadamente.

Vários produtos representam a estrutura interna dos órgãos, sendo apresentados em cortes longitudinais ou transversais, com diferentes texturas, para facilitar a sua identificação. A coleção foi idealizada pela professora Maria das Graças Ribeiro, do departamento de morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Além desses três inventos serão expostos também: carteira escolar para alunos usuários de cadeiras de rodas; sistema de rodízios axiais com suspensão e freios acionados por força no eixo axial adaptável em andadores para auxílio da locomoção e reabilitação do portador de deficiência física; dispositivo estruturador de rotina; aparelho para exercícios da mão; dispositivo de auxílio à manipulação de embalagens com tampas de anel puxador e tampas de roscas; preparação de nanocompósitos para uso biomédico e produto; dispositivo e método para medição de forças axiais produzidas pela língua humana; aparelho fonoaudiológico para ganho da força lingual; software geriátrico.

A Feira visa também a comercialização dos inventos por meio de parcerias com empresas do ramo assistivo, além de rodadas de negócios para aproximar os inventores dos fabricantes. E acontece num momento em que o país se prepara para a Copa de 2014, Olimpíadas de 2016 e as Paraolimpíadas, no Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação da UFMG

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal