Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNILA

Presidente e ministro inauguram instalações na Federal de Juiz de Fora

Presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante visita às instalações do Instituto de Ciências Exatas da UFJF. Foto: Ricardo Stuckert/PROs estudantes do campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já podem contar com novas salas de aula, laboratórios, centro de convivência e restaurante universitário. As obras foram inauguradas nesta sexta-feira, 17, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

“Temos que investir cada vez mais na educação, porque a sociedade brasileira tomou consciência de que o país não quer ser exportador apenas de commodities, mas de conhecimento e inteligência”, afirmou o presidente, durante a cerimônia. Lula ressaltou, ainda, que a educação é o que vai transformar o Brasil em um país efetivamente soberano.

O edifício do instituto de ciências exatas da UFJF, uma das instalações inauguradas, teve a construção financiada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), para atender à criação de novos cursos e mais vagas na área. O prédio, com 6,5 mil metros quadrados de área construída, tem cinco pavimentos, com laboratórios e salas de aula. Os laboratórios de física, química e computação servirão para pesquisa, nos programas de mestrado e doutorado.

Já a praça cívica do centro de convivência abrange um complexo de entretenimento, com opções para eventos culturais, atividades físicas, de lazer e acadêmicas. O espaço tem cerca de 10 mil metros quadrados e abriga, também, uma concha acústica que conta com camarim, sanitários, iluminação, fontes e bancos.

O restaurante universitário passou por uma ampliação e reforma e tem, agora, área de 2,4 mil metros quadrados. De acordo com o reitor da instituição, Henrique Duque, o restaurante passou a servir uma média de sete mil refeições por dia. O custo para o aluno é de R$ 1,40.

A reforma do restaurante ocorreu graças aos recursos do  Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O ministro Fernando Haddad lembrou que foram repassados pelo programa, em todo o Brasil, R$ 300 milhões só este ano. “A assistência estudantil garante a permanência dos jovens na universidade”, destacou Haddad. Segundo ele, os programas de apoio como o Pnaes são fundamentais para garantir a eficácia da expansão universitária.

Localizada na zona da mata mineira, a UFJF completou 50 anos de fundação no mês de agosto. Hoje, possui 18.868 alunos matriculados em cursos de graduação, especialização, residência médica, mestrado, doutorado e ensino técnico.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal