Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UTFPR comemora aniversário com lançamento do livro "UTFPR - uma história de 100 anos"

capa_livro_centenario_siteDando início a mais um século oferecendo educação pública de qualidade à comunidade, a UTFPR completa, nesta semana, 101 anos. Para celebrar a data, no dia 23 de setembro, a Universidade Tecnológica fará o lançamento do livro “UTFPR – Uma história de 100 anos”. O evento, com participação do reitor Carlos Eduardo Cantarelli, será transmitido a todos os 11 campi da instituição via videoconferência.

O livro conta a trajetória da UTFPR desde sua criação em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, até sua transformação em Universidade Tecnológica, em 2005. Todos os principais acontecimentos da instituição, incluindo as programações do seu centenário, comemorado no ano de 2009, estarão na publicação.

São 170 páginas de histórias, acontecimentos e imagens que marcaram alunos, professores, técnicos-administrativos e comunidade externa. A publicação é da Editora da UTFPR e terá versão eletrônica disponível no portal da Universidade Tecnológica a partir do dia 23 de setembro.

História da UTFPR
- A UTFPR foi criada em 23 de setembro de 1909 pelo então presidente  Nilo Peçanha, como Escola de Aprendizes Artífices. Depois passou por  várias transformações: Liceu Industrial do Paraná, em 1937; Escola  Técnica de Curitiba, em 1942; Escola Técnica Federal do Paraná, em  1959; Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet), em  1978; e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 2005. Com a transformação, a UTFPR se tornou a primeira e única universidade federal com vocação para a área de tecnologia do País.

Hoje, a Universidade Tecnológica está presente em 11 cidades do Paraná (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo), ofertando 77 cursos de graduação, 22 cursos técnicos, 12 cursos de mestrado e dois de doutorado, além de mais de 60 especializações.


Assessoria de Comunicação da UTFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal