Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Ministro reconduz reitor e destaca maior oferta de vagas

22_09_10_reitorhenriqueduqueO ministro da Educação, Fernando Haddad, reconduziu nesta quarta-feira, 22, o professor Henrique Duque ao cargo de reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante a solenidade, o ministro destacou o cumprimento da meta fixada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) de dobrar a oferta de vagas nos cursos de graduação.

Haddad falou também sobre o momento vivido pelas universidades em relação à autonomia e sobre a expansão física. “Considerando somente a expansão das universidades federais, estão em curso obras e reformas em três milhões de metros quadrados, o que significa uma reestruturação inédita nas instituições”, disse. Segundo o ministro, as instituições com indicadores elevados nas aferições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) têm atraído número maior de estudantes. “Nós estamos orientando a expansão pelo critério da qualidade.”

A UFJF, que completou 50 anos em agosto, oferece 35 cursos de graduação, 23 de mestrado e nove de doutorado. São atendidos 18,8 mil estudantes, matriculados em cursos de graduação, especialização, residência médica, mestrado, doutorado e ensino técnico. Criada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a instituição integrará consórcio a ser formado por universidades da Zona da Mata mineira — as demais são as de Alfenas, Itajubá, Lavras, São João del-Rei, Ouro Preto e Viçosa.

O reitor Henrique Duque é graduado em odontologia, mestre em dentística restauradora e doutor em odontologia restauradora. Professor da UFJF desde 1972, é diretor da Faculdade de Odontologia. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Academia Brasileira de Odontologia. Duque assumiu a reitoria em 2006.

Assessoria de Imprensa da Sesu

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal