Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Mais de mil pesquisas serão apresentadas durante a semana na UFPR

6959-1As mudanças sociais políticas e econômicas no País serão analisadas durante toda esta semana por estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Universidade Federal do Paraná, na Segunda Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Serão quatro eventos paralelos, o 18º Evento de Iniciação Científica, 9º Evento de Atividades Formativas, 9º Encontro de Extensão e Cultura e 3º Evento de Inovação Tecnológica. Além de palestras e debates, haverá a apresentação 124 trabalhos de Atividades Formativas, 185 de Extensão e Cultura e 1.260 resumos de pesquisas de iniciação científica. Ainda serão ofertadas 30 oficinas sobre temas variados.

A solenidade de abertura, na manhã desta segunda-feira, contou com a presença em massa de estudantes. O auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas estava lotado, com estudantes sentados nas escadas para prestigiar um dos maiores eventos da UFPR. A cerimônia foi marcada por momentos de emoção, durante a homenagem prestada ao professor Euclides Fontoura, do Setor de Ciências Biológicas, que faleceu há quatro meses. Precursor das atividades que levam os conhecimentos acadêmicos à comunidade, o professor criou o Museu de Ciências Naturais e atuou em diversos cargos na UFPR, desde a extensão , orientação de trabalhos, chefia de departamentos e integrante dos conselhos superiores. Representando a família, a mulher do professor, Eliane Fontoura, também professora na UFPR emocionou os presentes ao lembrar a trajetória de Euclides que começou a trabalhar na instituição ainda adolescente. A homenagem partiu da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, porque o professor era um dos mais atuantes na área de extensão.

Integração - Para a pró-reitora de Graduação e Ensino Profissionalizante, Maria Amélia Zabbag Zainko, as atividades da semana permitem conhecimentos integrados , já que a formação não se dá apenas entre quatro paredes da sala de aula. "Não podemos avançar sem caminhar juntos, destacou a pró-reitora. Já a pró-reitora de Extensão e Cultura, Elenice Novak afirmou entende que eventos como esse mostram que " nossos alunos são preparados para interagir com a sociedade".

O vice-reitor, professor Rogério Mulinari disse aos presentes que " ´nosso país só será reconhecido internacionalmente quando tivermos o domínio tecnológico e fizermos a diferença pela educação. " Ela acredita que estamos no caminho e lembrou que as UFPR já tem mais de 100 patentes, algumas delas comercializadas.

O último a falar foi o reitor Zaki Akel Sobrinho que elogiou o fato dos graduandos da UFPR sairem da UFPR pesquisadores, porque aprendem a produzir conhecimento desde que começam a estudar. Integrar uma universidade que ajude a transformar o Paraná é o que todos queremos e a iniciação científica pode ser o caminho" destacou o reitor. O professor Zaki comentou ainda o bom momento que a UFPR vem passando, com a construção de diverssos prédios que vem permitindo a expansão física e cria melhores condições para desenvolver as atvidades, tanto de ensino, como de pesquisa e extensão.

As atividades da Segunda Semana Integrada de Ensino e Extensão serão realizadas no Campus do Jardim Botânico, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Os painéis com resumos de mais de mil pesquisas já podem ser visitados, no saguão do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. A programação completa da semana está no site: http://www.siepe.ufpr.br.


Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal