Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFT comemora dez anos de sua criação

alan-falaOs dez anos de criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foram comemorados na tarde desta segunda-feira, no auditório do Bloco IV, no Campus de Palmas. A criação da UFT ocorreu com a aprovação, no dia 23 de outubro de 2000, pelo Congresso Nacional, do Projeto de Lei Nº 3.126/2000, que autorizava o Poder Executivo a instituir a Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Compuseram a mesa da solenidade os ex-parlamentares e relatores da lei, Paulo Mourão e Carlos do Patrocínio - à época, deputado federal e senador, respectivamente; o secretário do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da UFT, Paulo Roberto Moreira de Almeida; o diretor do Campus da UFT em Palmas, Aurélio Picanço; o vice-reitor da UFT, José Expedito Cavalcante e o reitor Alan Barbiero.

Estudantes, servidores, professores e pró-reitores, além de ex-estudantes e integrantes do Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Tocantins (Unitins) e UFT, da época, também participaram da solenidade.

Durante a solenidade o reitor Alan Barbiero assinou um edital que visa criar o Painel Histórico "Nossa História", que objetiva resgatar a história da Universidade por meio de fotografias de época. Barbiero frisou que o painel ficará na parede central do novo prédio da reitoria, que já está em processo de licitação.

História - Os ex-estudantes da Unitins (depois UFT) Orion Milhomem, Ricardo Ayres e Jeany Aguiar falaram da história do movimento estudantil que contribuiu para a criação da UFT. Os três historiaram os passos dos estudantes, que promoveram manifestações e passeatas em função de mudanças na política da educação superior pública, pelo governo da época. Falaram ainda da importância que a UFT tem hoje no cenário acadêmico não apenas da região Norte do país, mas em todo o Brasil, sendo referencial em diversos aspectos.

Os ex-parlamentares Patrocínio e Mourão também contaram os passos políticos que também contribuiram para a criação da Universidade. Mourão frisou que pretende repassar à UFT o acervo fotográfico que tem da época, como forma de contribuição ao Painel Histórico. Enfocou a necessidade de a Universidade estar presente nos debates e ações de desenvolvimento do Estado. Patrocínio frisou ainda que considera a criação da UFT como uma das principais contribuições ao estado, dentro de sua trajetória como parlamentar.

O reitor Barbiero disse que a história da UFT é grande, e que dese ser estudada, registrada e divulgada por todo o país. Ressaltou que a Universidade Federal do Tocantins não foi criada a partir de demandas das elites locais, mas surgiu de um movimento social - que ele classificou como o primeiro do estado. "A UFT hoje respira liberdade, depois de ter sido parteira de si mesma. É uma história de construção coletiva", frisou.


Assessoria de Comunicação da UFT

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal