Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNILA discute ingresso de estudantes chilenos já em 2011

chilenos_unila1Foz do Iguaçu (PR) - O Chile deve ser o próximo país a integrar o rol de nacionalidades dos alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) já em 2011, somando-se ao Paraguai, Uruguai e Argentina. O reitor Hélgio Trindade e a coordenadora de Relações Internacionais da UNILA, Eliane Rocha, realizaram, esta semana, as tratativas com o Ministério da Educação do Chile e com universidades para viabilizar a seleção de estudantes.

No Ministério da Educação do Chile, o reitor e a coordenadora de Relações Internacionais reuniram-se com o diretor de Relações Internacionais, Felipe Cousiño, e com o coordenador-geral da Divisão de Educação Superior, Ricardo Reich. Na ocasião, foram discutidas as formas de seleção dos alunos chilenos, em que se combinarão os resultados de exame de aptidão e o desempenho no Ensino Médio.

Foram estabelecidos, ainda, contatos com várias universidades, entre elas a Universidade do Chile; a Universidade Católica; a Universidade de Santiago do Chile; e a Universidade Católica Cardenal Raul Silva Henriquez. O reitor Hélgio Trindade e a coordenadora Eliane Rocha também mantiveram reuniões com o secretário executivo-adjunto da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Antonio Prado.

A agenda da comitiva da UNILA também incluiu discussões com dirigentes do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planificação Econômica e Social (ILPES), em que foram tratadas possibilidades de cooperação com a UNILA no desenvolvimento de cursos e intercâmbios.

Além da CEPAL/ILPES, foram mantidos contatos com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Chile) e com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Cone Sul. O reitor foi, ainda, recebido pelo embaixador brasileiro no Chile, Mario Vilalva, ocasião em que apresentou ao representante brasileiro a nova Universidade.

Os contatos da UNILA com organismos internacionais põem em prática sua vocação integracionista, multicultural e transnacional.


Assessoria de Comunicação da UNILA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal