Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Laboratório de ciência animal da UFPI recebe novas instalações

lasan-laboratorioO Laboratório de Sanidade Animal (LASAN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi apresentado nesta quinta-feira (11) à comunidade acadêmica, inteiramente reformado e ampliado. Na expansão do laboratório foram investidos R$ 684.156,76, que possibilitaram a construção de um laboratório de entomologia com sala de lavagem e esterilização, quatro salas de professores, auditório, sala de freezer, sala de coleta de material e reforma dos laboratórios de doenças parasitárias, de doenças infecciosas e fisiopatologia da reprodução de fêmea.

O LASAN fica no Centro de Ciências Agrárias e é o único do estado que faz exames de coleta de leishmaniose (calazar), além de ser importante por oferecer uma rede ampliada de outros exames em pequenos e grandes animais para doenças como brucelose, leptospirose e outros. Os laboratórios construídos dão apoio ao Hospital Veterinário Universitário na realização de exames e na pesquisa de várias dissertações de Mestrado e teses de Doutorados.

O reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, ressaltou o crescimento da universidade em Teresina e no interior e parabenizou os responsáveis laboratório. "O Centro de Ciências Sociais, através do LASAN, vai dar um apoio muito grande à nossa comunidade. Hoje o CCA é outro. Temos condições de fazer pesquisa de ponta. Fico muito feliz de ver professores realmente empenhados, produzindo.", disse.

Para a coordenadora do laboratório, professora Ivete Lopes de Mendonça, a ampliação favorece o crescimento do ensino, pesquisa e extensão. "Agora, temos uma estrutura que nos dá a possibilidade de preparar melhor nossos alunos e fortalecer o atendimento do hospital veterinário. Demos um salto importante de qualidade e sem dúvida vamos dar a resposta através das nossas pesquisas", comemorou.

O estudante do curso de pós-graduação em ciência animal da UFPI, Vicente Fernandes considera fundamental o suporte que o LASAN oferece aos alunos, quando os coloca em contato com o conhecimento prático e com a realização de pesquisas. "Neste laboratório temos a oportunidade de complementar os conteúdos teóricos repassados em sala de aula, fazer estágios e realizar pesquisas em várias áreas da ciência animal".

LASAN da UFPI já desempenha algumas linhas de pesquisa - o Imunodiagnóstico da Leishmaniose visceral canina, Infectividade da leishmaniose visceral canina, Doenças da Reprodução, Helmintoses de ruminantes e animais silvestres.


Assessoria de Comunicação da UFPI

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal