Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Faculdade de Enfermagem da UFPA inaugura Laboratório de Habilidades Humanas

labortatrioBelém (PA) - A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) comemora a entrega de mais um espaço que vai contribuir para a formação profissional dos alunos. É o Laboratório de Habilidades Humanas, anexo à Unidade Municipal de Saúde do Guamá, destinado a integrar as atividades de ensino - serviço de atenção básica à comunidade local.

O Laboratório, inaugurado nesta quinta-feira, 18, foi construído com recursos do   Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), dos Ministérios da Educação e da Saúde (MEC/MS). A Faculdade de Enfermagem da UFPA foi a única da Região Norte que teve, em 2007, o projeto de captação de recursos aprovados nos Ministérios, dentro do Pró-Saúde.

O novo prédio, que entrou em funcionamento em agosto deste ano, possui um miniauditório com capacidade para 100 lugares, quatro consultórios, duas salas de aula e sala de coordenação. O Laboratório recebeu, neste semestre, cerca de 80 estudantes do curso de Enfermagem, além de acadêmicos de Medicina, Farmácia e Odontologia. “Este espaço vai propiciar uma maior integração do ensino com a extensão. A área de Enfermagem tem dado a demonstração de como deve ser essa integração, com efetivos ganhos para os alunos e para a sociedade em geral”, pontuou o pró-reitor licenciado, João Cauby Junior, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep).

Investimentos - Mais de R$ 1 milhão foi investido em infraestrutura para a formação dos alunos, com a compra de dois veículos para trabalhos de campo; montagem e aquisição de equipamentos para os Laboratórios de Habilidades Técnicas e Materno-Infantil da Faculdade; e o mais recente, a construção do Laboratório de Habilidades Humanas na Unidade Municipal de Saúde do Guamá.

A diretora da Faculdade de Enfermagem, Márcia Bragança Lopes, também enfatizou a forma integrada de como os alunos desenvolvem os Programas de Saúde direcionados à atenção básica no Laboratório. “Este espaço é uma oportunidade ímpar, porque está adaptado à formação do aluno. Além disso, proporciona a eles (alunos), a vivência da realidade local, preparando-os para o atendimento à comunidade”, afirmou.

Para a aluna de Enfermagem Bruna Caroline, o novo espaço representa um avanço na área da Saúde como um todo. “É uma oportunidade de devolver à sociedade aquilo que ela investe, a formação de profissionais voltados para um atendimento mais humanizado, disciplinado e competente”, disse.

Inauguração - A cerimônia de inauguração do Laboratório, nesta quinta-feira, contou com a presença do pró-reitor licenciado, João Cauby Junior, da Progep,  que, na ocasião, representou o reitor da UFPA, Carlos Maneschy; da diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Eliete da Cunha Araújo; da diretora da Faculdade de Enfermagem, Márcia Maria Bragança Lopes; da representante da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Nazaré Favacho; da gerente da Unidade Municipal de Saúde do Guamá, Lúcia de Fátima Hage; além de docentes e alunos da Faculdade de Enfermagem e de representantes de comunidades do bairro.


Assessoria de Comunicação da UFPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal