Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

NatalNeuro e UNILA poderão ter parceria para fundar escola de educação científica

neuroFoz do Iguaçu (PR) - A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) poderá ter, em breve, uma escola de educação científica destinada a crianças e jovens em idade pré-universitária. O reitor Hélgio Trindade e o neurocientista e fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (NatalNeuro), Miguel Nicolelis, iniciaram nesta semana as primeiras discussões para firmar um termo de cooperação entre as duas instituições. As discussões se deram enquanto Nicolelis esteve em Foz do Iguaçu ministrando a Cátedra Bernardo Alberto Houssay de Neurociência e Sociedade, na UNILA.

A ideia é que o projeto abranja não apenas os estudantes de Foz do Iguaçu, mas de toda a Região Trinacional. Miguel Nicolelis já se comprometeu a buscar recursos junto ao Ministério de Educação para concretizar o projeto. Por outro lado, a UNILA ficaria responsável por angariar fundos localmente.

“Além do papel de desenvolvimento científico e tecnológico, concretizado através de cursos de graduação e pós-graduação voltados para a América Latina, com este projeto a expectativa é que a UNILA também possa contribuir para a a formação científica de jovens que ainda estão no Ensino Fundamental”, explicou o reitor, Hélgio Trindade.

Cátedra - Na conferência final da Cátedra de Neurociência e Sociedade, que aconteceu na manhã de terça-feira, Miguel Nicolelis mostrou o papel estratégico da ciência para o desenvolvimento da sociedade. Conforme o pesquisador, a ciência não deve ficar presa numa redoma. Cabe aos cientistas buscar a verdade nas suas pesquisas e tentar inserir essas descobertas no mundo em que vive. “O prazer da descoberta que o cientista experimenta é algo secreto, mas extremamente prazeroso. Esse sentimento é o faz com que as pessoas se lancem na vocação de pesquisador”, declarou Nicolelis.

A Cátedra Bernardo Alberto Houssay de Neurociência e Sociedade, que faz parte do programa do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), reuniu acadêmicos dos cursos de pós-graduação de várias regiões. Um dos destaques foram as instituições argentinas presentes no evento, como a Universidad de Cuyo e Faculdade de Psicologia da Universidade de Córdoba. Também participaram estudantes da Unipampa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Assessoria de Comunicação da UNILA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal