Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Rádio Universitária promove painel sobre a expansão da UNIFEI

painel rau 1Itajubá (MG) -  Dentro de um projeto de revitalização de sua programação, como também marcando as comemorações do 97º aniversário de fundação da Universidade Federal de Itajubá, a Rádio Universitária da UNIFEI levou ao ar o painel “Expansão da UNIFEI e o Impacto no Desenvolvimento do Território: Desafios e Perspectivas”. Produzido e apresentado pelas jornalistas Nicole Gomes e Nilcéia Silva, contando com Otto Simas nos trabalhos técnicos, foram abordados durante os cinco dias do painel temas como os desafios e perspectivas da expansão da UNIFEI no âmbito da educação, saúde, meio ambiente, inovação e empreendedorismo, habitação, trânsito, lazer e violência no município de Itajubá, além da cultura, lazer e esportes e sobre o problema das drogas na cidade.

No primeiro dia de painel estavam ao vivo na Rádio Universitária o reitor da Universidade, professor Renato Nunes; o secretário municipal de Planejamento, Alexandre de Carvalho, e o prefeito de Itabira, João Izael que participou dos debates via skipe. Foram duas horas de questionamentos sobre a expansão da UNIFEI, a implantação do Parque Científico e Tecnológico, as novas políticas educacionais, a polêmica do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além da importância da capacitação dos professores do ensino básico e a qualidade dos cursos à distância oferecidos pela instituição.

Para falar sobre saúde e meio ambiente foram convidados para o segundo dia de painel o administrador hospitalar do Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá, Fábio Cavichia Montanari; a secretária municipal de Meio Ambiente, Andriani Gonçalves; o secretário municipal de Saúde, Evaldo Tótora e o diretor clínico da Santa Casa, Francisco Donato Junior que falaram que Itajubá está preparada para atender ao crescimento da população devido à expansão da UNIFEI. Tótora informou que no ano passado a prefeitura investiu em estruturação da atenção básica e da prevenção: “trabalhamos com a parte ginecológica, pediátrica e clinica geral. Com esse trabalho desafogamos o Hospital e a Santa Casa que atuam com a média e alta complexidade”, enfatizou o secretário. Em relação ao meio ambiente, Andriani Gonçalves disse que a licença de operação definitiva do aterro sanitário está prestes a ser liberado, momento em que sairá um edital para contratar a empresa que vai operar o local.

Participaram do terceiro dia de painel a gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), Geanette Batista; o gerente de manutenção e reparos da Helibras, Vitor Afonso Coutinho; os diretores do núcleo de inovação do NITTE e da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), professor Fred Campos e José Antônio Maciel Lima respectivamente. Foram definidas e estabelecidas as formas de se incorporar a cultura e a inovação nas empresas e sua importância atual.

No quarto painel, foram convidados a supervisora administrativa Milene Feitosa; o engenheiro de sistemas Eduardo Vasconcelos e o engenheiro de obras Luis Cláudio Braga, todos da COPASA, além do subdelegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), Luciano Ferrer; o diretor municipal de Habitação, Francisco Teixeira; os técnicos credenciados pelo Detran, Francisnei Moreira e Valdir Gomes e o diretor de Trânsito, Djalma Geraldo. Eles discutiram sobre a falta de novas áreas habitacionais e consequentemente a falta para compra e problemas geográficos; também questionaram sobre a facilidade na compra de carros e casas atualmente. Para finalizar, o engenheiro Luiz Cláudio falou sobre a expansão do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto para regiões fora da cidade.

O último painel versou sobre a oferta de cultura, lazer e esportes e sobre o problema das drogas na cidade. Ele contou com as participações da secretária municipal de Cultura, Fábia Izidoro; da secretária de Assistência Social de Itajubá; Maria de Lourdes de Morais; do maestro do Coral e coordenador Cultural da UNIFEI, Amaury Vieira; do jornalista e produtor de revista e cultural e de turismo, Alex Rosa e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Amauri Simões. Maria de Lourdes trabalha com projetos envolvendo jovens, adolescentes e idosos, atendendo os usuários, inclusive com internações. “A Assistência Social trabalha com quem realmente esta em situação de vulnerabilidade. Concorrer com o trafico é muito difícil, o menino ganha muito mais do lado do tráfico. Nosso trabalho é mostrar para ele que vale a pena estar do outro lado, mesmo ganhando muito menos, é um trabalho de resgate muito difícil”- observou a secretária.


Assessoria de Comunicação da UNIFEI

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal