Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFPR comemora 98 anos de fundação

fachadaCuritiba (PR) - A Universidade Federal do Paraná (UFPR) completa 98 anos de existência neste mês de dezembro. Para comemorar, será realizada nesta quarta-feira, 15, uma cerimônia de comemoração que começa às 19 horas, no Teatro da Reitoria. Além da apresentação do relatório de atividades, haverá a entrega do título de professor emérito ao pesquisador Flávio Zanette, que tem 24 anos de contribuição para o estudo do melhoramento genético do pinheiro do Paraná e também na clonagem da espécie. Vários outros professores e servidores que se destacaram em suas atividades receberão diplomas e os grupos artísticos farão apresentações durante a solenidade, que será presidida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. A fundação da UFPR foi em 19 de dezembro de 1912.

"Nesses 98 anos a UFPR vive um dos melhores momentos", não se cansa de falar o reitor. Além da expansão de vagas na graduação, há mais de 80 obras em andamento para melhorar a qualidade do ensino, dos laboratórios e o conforto na sala de aula. Uma delas foi inaugurada nesta segunda-feira, o bloco dois do Setor de Ciências da Saúde, com prédio de mais sete mil metros quadrados para os cursos do Setor. A ampliação é uma necessidade para atender aos compromissos assumidos quando a UFPR aderiu ao Reuni, o plano de expansão das universidades federais. .

Outro importante projeto que marca os 98 anos é o do corredor cultural. Um espaço de 15 mil metros quadrados entre a Reitoria e o Prédio Histórico na Praça Santos Andrade que deverá ser revitalizado nos próximos dois anos. Com custo estimado em R$ 32 milhões a principal obra será no Prédio da Praça Santos Andrade, que será destinado a eventos culturais. Neste momento a Reitoria está em busca de patrocinadores para as obras. Várias entidades já se manifestaram favoráveis ao projeto e prometeram contribuir com recursos. A finalidade é entregar o corredor cultural nos festejos dos 100 anos da UFPR, em dezembro de 1912.


Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal