Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Em seus 50 anos, UFJF comemora conquistas na área de pesquisa

pesquisaJuiz de Fora (MG) - Em seus 50 anos, comemorados no próximo dia 23, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem a história da pesquisa marcada pelo avanço e inovação. Mais do que um incentivo ao aperfeiçoamento de docentes e alunos, os projetos desenvolvidos são de grande relevância social em função de sua aplicabilidade. “Técnicas para verificação da porcentagem de água no leite”, faz parte da extensa lista de projetos de sucesso da instituição com potenciais benefícios à sociedade. O estudo resultou na criação de um aparelho que detecta adulteração em leite com resultado instantâneo.

O objetivo da pesquisa consistia em encontrar formas de detectar possíveis fraudes no leite, como a adição de água, sal ou até mesmo substâncias mais perigosas, como soda cáustica e água oxigenada. Os benefícios resultantes do projeto são incontestáveis, já que a ingestão do alimento modificado pode trazer riscos à população, além da perda de grande parte do seu valor nutritivo. Outros fatores importantes a serem ressaltados são a confiabilidade e o custo acessível do aparelho, a estimativa é que o preço médio fique em torno de R$ 200, contra cerca de R$ 12 mil cobrados pelo modelo disponível no mercado.

O estudo reuniu uma equipe formada pela professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora do programa de Mestrado Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, Maria José Valenzuela Bell, junto a outros dois docentes, Marco Antônio Moreira Furtado e Virgílio de Carvalho dos Anjos, além de três bolsistas de iniciação científica e um aluno de doutorado. Foram necessários quatro anos para que estes pesquisadores chegassem ao protótipo do aparelho.

Resultado de tanta dedicação mereceu elogios do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Durante visita realizada este ano à UFJF, o presidente afirmou que a inovação, pelo baixo custo relativo, poderá beneficiar pequenos produtores rurais e interessará também a consumidores. Outro que ficou impressionado com a praticidade e o tamanho do equipamento, em torno de 20cm de largura e de comprimento, foi o ministro da Educação, Fernando Haddad, que também visitou a Instituição na ocasião da vinda do presidente.

A professora e pesquisadora há dez anos na UFJF, Maria José Valenzuela, ressalta: “Para o pesquisador é uma realização enorme ver o resultado de sua pesquisa chegar ao seu destino final”. Ela acredita que esta pesquisa completa o ciclo “pesquisa básica, inovação e transferência de tecnologia para o setor de laticínios, na região que é a maior produtora de leite do país, partindo da UFJF e chegando ao outro extremo, que é o consumidor”.

Ela ainda ressalta que o apoio da Universidade neste trabalho foi essencial, “não apenas em recursos financeiros e bolsistas de iniciação científica, mas principalmente através da disponibilização do Critt para fazer a ponte com o setor produtivo, coisa que para um pesquisador é muito difícil”.

Para Valenzuela, “a Universidade se destaca no apoio e empenho institucional que dá a pesquisa e a pós-graduação, com diversos apoios internos ao desenvolvimento desses setores”. A professora ainda afirma que nunca viu uma Universidade crescer tanto e em tão pouco tempo. “A UFJF deve ser a instituição de ensino superior federal que mais cresceu no país nos últimos anos. Creio que a Universidade, a continuar com essa taxa de evolução, rapidamente chegará a uma posição de excelência em pesquisa.”

A pesquisa mudando vidas - O aluno de doutorado em Física Wesley Nascimento faz parte desta talentosa equipe de pesquisadores. Vindo de Barbacena, cidade vizinha a Juiz de Fora, o doutorando, de família humilde e aluno de escola pública, conta que passar no vestibular para a UFJF já foi uma vitória. No início, Wesley desconhecia as possibilidades no campo da pesquisa. Com a graduação em Física suas expectativas não iam além de lecionar. “Pensava que seria professor, como meu pai, que também é professor de Física.” Destacando-se com boas notas, no início trabalhou em um projeto de ensino, sem remuneração. Devido a necessidade de ter uma bolsa para ajudar nos custos, o doutorando começou a buscar oportunidades dentro da instituição, aliando necessidade financeira à formação profissional. “Nesta mesma época, tive a oportunidade de pegar uma bolsa, mas a área de atuação não me interessava muito.” Neste momento surgiu o conflito, “de um lado a área que me interessava, ensino de Física, mas sem bolsa, de outro, a bolsa em uma área que não me identificava”. Wesley foi então se aconselhar com a professora Valenzuela quando recebeu a proposta: “Ela me surpreendeu dizendo que me daria não uma solução, mas sim aumentaria minha dúvida, pois, teria uma bolsa no laboratório de óptica para trabalhar com Física aplicada, onde o objeto de estudo seria o leite. Aceitei na hora!”.

Wesley ressalta que durante a realização da pesquisa passou por momentos difíceis e gratificantes. Um dos momentos tristes foi a notícia da morte da mãe, dada dias antes de sua colação de grau: “Na hora que recebi a notícia estava no laboratório trabalhando no projeto”. Mas isso não o desanimou. Na semana seguinte foi aprovado no mestrado: “Dei prosseguimento ao trabalho, que hoje já me posiciona em um doutorado no qual passei em primeiro lugar. Saí de uma origem humilde e hoje já consigo circular em meios importantes, dialogando a fim de contribuir com meus conhecimentos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras.”.

Pesquisas como esta e outras tantas ganham destaque e reforçam a permanente busca pela qualidade e constantes investimentos em pesquisas realizadas na UFJF. Assim, Wesley não tem dúvidas ao definir a Instituição: “Universidade com ares de interior, mas com potencial de gigante”.

O projeto que resultou na criação do aparelho que detecta adulteração em leite conquistou o primeiro lugar na Unicamp em um congresso nacional de jovens pesquisadores, que contou com alguns dos mais promissores nomes no cenário científico entre todas as áreas e das maiores universidades do país. Ficou também em terceiro lugar no Idea to Product Latin American, realizado em São Paulo e organizado pela Fundação Getúlio Vargas, com a disputa de vários projetos de inovação tecnológica em nível continental.


Assessoria de Comunicação da UFJF

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal