Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFPR comemora noventa e oito anos

98anosCuritiba (PR) - A Universidade Federal do Paraná (UFPR), que completou 98 anos de fundação no último dia 19 de dezembro, promoveu na noite de quarta-feira, 15,  uma solenidade em comemoração à data.

"Hoje é um dia muito especial para todos nós. Temos muito a comemorar", declarou o reitor Zaki Akel Sobrinho no início da cerimônia, realizada no Teatro da Reitoria. Centenas de pessoas estiveram presentes.

Zaki Akel fez uma breve apresentação do Relatório Parcial de Atividades de 2010. "Estão consolidadas aqui as realizações de toda a nossa comunidade, que neste ano trabalhou de mãos dadas, com muita intensidade."

Em seu discurso, o reitor citou dezenas de obras inauguradas ao longo de 2010 na UFPR. "Progredimos muito, avançamos porque temos respeito por todos que nos antecederam, procuramos valorizar o trabalho coletivo, os conselhos", declarou o reitor. "Temos uma grande parceria e respeito com as entidades sindicais e com o DCE."

O reitor também agradeceu a cada um dos docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. "São vocês que constroem uma universidade melhor, fazem a UFPR resgatar os compromissos dos nossos fundadores, uma universidade que está vinculada aos destinos do Paraná."

Entre os diversos agradecimentos, um foi endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Lula fez da educação um prioridade de seu governo e abriu oportunidades. Se 2010 foi um ano de muitas realizações e avanços, 2011 será ainda melhor."

Zaki Akel Sobrinho observou ainda que a UFPR diversificou suas fontes de orçamento em 2010. “Fomos atrás de emendas orçamentárias, federais, estaduais, municipais. Captamos R$ 46 milhões dessa forma, são recursos extra-orçamento. Em 2011, graças aos vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores, serão R$ 60 milhões.”

Um vídeo produzido pela UFPRTV abordou a trajetória da UFPR desde a sua fundação, em 1912.

Homenagens - Entre os homenageados na cerimônia está o professor Flávio Zanette, do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, a quem foi concedido o título de professor emérito da instituição.

Também foram premiados dois vencedores do concurso de fotografia da UFPR, Francisco Carvalho, professor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, e Marcelo Schnaider, servidor da Biblioteca do Setor de Ciêncas da Saúde.

Dezenas de alunos, professores e servidores técnico-administrativos receberam homenagens nas categorias de "destaque acadêmico" e "servidor destaque" por trabalhos de diferentes áreas premiados ao longo dos últimos meses em território nacional e também no exterior.

A Federação de Comércio do Paraná, a bancada de deputados federais do Paraná e a Câmara Municipal de Curitiba receberam a homenagem “destaque parceria institucional”.

Além de Zaki Akel Sobrinho e do vice-reitor Rogério Mulinari, também compuseram a mesa o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli; Marcos Marino, decano do Conselho Universitário; e os ex-reitores Ocyron Cunha e Carlos Roberto Antunes dos Santos.

Ao final da cerimônia, dois poemas de Helena Kolody foram declamados pela atriz e produtora Regina Vogue. Uma apresentação do Coral Infantil da UFPR encerrou a solenidade.

A UFPR hoje - Com cerca de 23,6 mil alunos matriculados em cursos de graduação, 1,5 mil em cursos de doutorado e 2,7 mil de mestrado, a UFPR é atualmente a quinta maior universidade federal do país.

Trabalham na instituição aproximadamente 2,3 mil docentes —1,5 mil deles com título de doutorado— e 3,5 mil servidores técnicos, 2 mil deles no Hospital de Clínicas.

Com dois novos cursos de mestrado aprovados no último mês de novembro pela Capes, a UFPR chega a um total de 101 cursos de pós-graduação stricto sensu —38 doutorados e 63 mestrados.

No processo seletivo deste ano, a universidade oferece 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Há ainda outros 15 cursos de graduação no Setor Litoral, em Matinhos.

 

Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal