Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UnB terá doze novos prédios até 2012

A maioria das obras fazem parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), e devem acomodar o contingente de alunos e professores que aumenta a cada semestre.

Os novos prédios terão impacto direto no funcionamento da universidade, descentralizando as atividades acadêmicas que antes estavam concentradas no Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão. Agora, os departamentos vêm ganhando prédios que integram todas as suas atividades em um só espaço.

A universidade tem sido pensada para atender a demanda futura, num projeto de médio prazo. “Até 2008, trabalhamos com a demanda das necessidades. Com o Reuni, a gente passou a trabalhar com as demandas fornecidas pelo planejamento da expansão”, explica Alberto de Faria, diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer.

Os novos prédios irão abrigar as unidades por semelhança e serão distribuídos da seguinte forma: Instituto de Ciência Política e Instituto de Relações Internacionais; Departamento de Ciência da Computação e Departamento de Estatística; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação; Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária; Três prédios de ampliação para Faculdade de Tecnologia, Departamento de Desenho Industrial e Faculdade de Educação. Além de três blocos de sala de aula, Centro de Informática e novo bloco da Faculdade de Medicina

Reordenamento - À medida que novos prédios vão sendo construídos, algumas unidades acadêmicas deixam o ICC para desenvolver suas atividades nos novos espaços. Enquanto isso, as unidades que permanecem no prédio vão se expandindo. O projeto das novas instalações é acompanhado de um projeto de reordenamento do ICC.

Funcionam atualmente no Minhocão os Institutos de Letras, Física, Geografia, Ciências Sociais, Ciências Humanas e as Faculdades de Comunicação Social e Arquitetura e Urbanismo. Já estão em novas instalações o Instituto de Biologia, o de Química e o Cespe.

O projeto de reordenamento do ICC prevê também a ocupação do prédio apenas por atividades de cunho acadêmico. “Vamos tentar tirar o que não é acadêmico do ICC”, afirma Márcia Abrahão, decana de Ensino de Graduação.

“O importante é que a condução está sendo feita com um planejamento que procura contemplar todas as necessidades de todas as unidades acadêmicas”, diz o diretor do Ceplan.

Fonte: UnB Agência

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal