Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Novos profissionais são formados pela UFERSA

colaoMossoró (RN) - Para os mais aplicados, os cinco anos de muita dedicação aos estudos foram coroados na última sexta-feira, 04, com a colação de grau dos 157 formandos 2010.2 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A solenidade histórica, colocou no mercado de trabalho os primeiros bacharéis dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia de Pesca, criados com a transformação da ESAM em UFERSA, além dos cursos veteranos mantidos pela universidade como Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia.

A solenidade ocorrida no ginásio poliesportivo da UFERSA Mossoró reuniu familiares e amigos dos formandos que foram prestigiar a conquista dos concluintes com a conclusão do ensino superior. Pró-reitores, professores e autoridades, inclusive os prefeitos dos municípios de Angicos e Caraúbas, Ronaldo Teixeira e Ademar Ferreira, respectivamente, prestigiaram a formatura.

A concluinte de Engenharia Ambiental e Agrícola, Ana Luiza Lima Ferreira, proferiu o juramento da turma firmando o compromisso profissional com base na honestidade, na ética e na justiça. As turmas tiveram como paraninfo geral o pró-reitor de Planejamento e Administração, o engenheiro elétrico George Ribeiro.

Ao falar aos formando, o paraninfo destacou o momento de transformação e de expansão que passa a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Considerando como um crescimento vertiginoso, o pró-reitor George Ribeiro demonstrou com números os avanços obtidos pela UFERSA nos últimos cinco anos, citando os cursos de graduação que saltou de 8 para 21; a pós-graduação de 3 para 6; o número de alunos matriculados de 1.200 para 4.500 estudantes.

O paraninfo George Ribeiro citou ainda a expansão territorial da UFERSA para os municípios de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, além da ampliação do campus central de Mossoró. “Contabilizamos um investimento de R$ 2,2 milhões para R$ 31 milhões”, frisou, o que representa um investimento superior a 1.300%.

Preparados para desafios no campo profissional - Na solenidade de formatura, coube a estudante de Administração Raquel Carla Rocha Fernandes, oradora da turma, o papel de falar sobre a conquista. Raquel comparou o momento a parada em uma estação após um longo percurso. “Um dia memorável que marca a conquista de um sonho concretizado com muita persistência e superação”, discursou. Ainda segundo a concluinte de Administração, outros adjetivos poderiam sintetizar a colação de grau, citando perseverança e esperança. Raquel Carla agradeceu ainda aos colegas, professores, funcionários da UFERSA e familiares com quem dividiu a conquista.

“Quero dizer a sociedade, que investe e mantém a universidade pública com a formação profissional gratuita e de qualidade que estamos preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou. Desta forma, enfatizou a administradora, “estamos mais uma vez de partida para trilhar novos horizontes no campo profissional”, concluiu falando em nome de todos os recém-formados da UFERSA.

Construção de novos campi e Medicina são desafios da UFERSA - Ingressar numa universidade pública ainda representa um grande desafio para os jovens da região do semiárido. A opinião é do reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, ao reconhecer durante a formatura dos concluintes 2010.2, as dificuldades para ingressar e concluir o curso superior. “Quero parabenizar a todos os formandos e os seus país e familiares também, pois formar um filho representa a conquista de muitas mãos”, frisou.

Para o reitor, formar os primeiros concluintes em Administração, Ciência da Computação e Engenharia de Pesca, representa a superação de muitos obstáculos e, principalmente, de muito trabalho por todos que compõem a Universidade do Semi-Árido. “É gratificante constar que começamos o curso de Administração com apenas dois professores e hoje formamos a primeira turma com um quadro de docentes altamente capacitada para a formação de profissionais competitivos”, frisou.

O reitor Josivan Barbosa enalteceu ainda o comprometimento de toda a equipe da UFERSA para a consolidação do crescimento institucional, tanto acadêmico como de infraestrutura. “Quero anunciar para todo o Estado o início do funcionamento do Campus da UFERSA Angicos a partir do próximo dia 28 de fevereiro, e o início das obras da UFERSA Caraúbas a partir do próximo mês de março”, disse. Ainda segundo o reitor, as obras do Campus da UFERSA Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste, já estão em andamento.

Na opinião do reitor Josivan Barbosa outro grande desafio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido é a instalação do curso de Medicina. Para mais essa conquista, ele adiantou que os primeiros passos estão sendo acertados. “A nossa região precisa do curso de Medicina para oferecer mais oportunidade aos jovens do semiárido”, justifica, alegando que as vagas oferecidas pela UERN não contemplam a grande demanda de estudantes interessados no curso.

Formandos se destacam e são homenageados - Os estudantes que alcançaram os melhores rendimentos acadêmicos no decorrer do curso foram homenageados com uma comenda. Entre os concluintes, o melhor desempenho foi da estudante de Administração, Raquel Carlos da Rocha, oradora das turmas. “É um reconhecimento a todo esforço desempenhado durante o curso, pois é uma caminhada árdua, porém prazerosa”, opinou. Raquel Carlos também destacou o desempenho e a qualificação dos professores do curso de Administração e a oportunidade de ter colocando em prática os ensinamentos adqueridos em três estágios supervisionados. “Me sinto preparada para o mercado de trabalho e isso se deve a qualificação que recebi na UFERSA”, destacou.

No curso de Agronomia o destaque foi para o estudante André Rodolfo Ribeiro; Ciência da Computação, Víctor André de Oliveira; Engenharia Agrícola e Ambiental, Hélio Nogueira Bezerra; Engenharia de Pesca, Rodrigo Sávio Teixeira de Moura; Medicina Veterinária, Lorena de Carvalho Nogueira e, do curso de Zootecnia, Francisco Diego Teixeira Dantas recebeu a comenda pelo melhor desempenho.

Outros concluintes também terminam a graduação vislumbrando novos horizontes. Esse é o caso do médico veterinário recém-formado, Rachiel Eduardo Rebouças, aprovado para cursa residência no hospital de equino da USP. Rachiel conquistou uma das quatro vagas com veterinários de todo país, sendo o único aprovado da região nordeste. “A UFERSA tem melhorando muito nos últimos anos e sinto orgulho de ter me formado aqui. Hoje, me sinto preparado para novos desafios”, afirmou.

A engenheira agrônoma Anadria Stephanis Silva também estar de malas prontas para morar em Brasília. A partir de março, inicia o curso de Mestrado em Botânica, na UNB. “O curso de Agronomia da UFERSA é um dos melhores do país e me sinto preparada para o mercado de trabalho”. Quem compartilha da mesma opinião é a médica veterinária Ana Iris de Araújo. “Comparado a outras instituições, o ensino aqui não deixa a desejar”, opinou. Segundo Ana Iris, ela pôde constatar essa realidade ao estagiar em hospitais no sudeste do país. A veterinária vai atuar na parte clínica de pequenos animais.

 

Assessoria de Comunicação da UFERSA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal