Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Universidade Federal do Piauí comemora 40 anos

ufpi_40anosTeresina (PI) - A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está comemorando 40 anos. São quatro décadas de dedicação e serviços prestados à comunidade piauiense. No dia 1º de março serão realizadas várias atividades para marcar a data com uma programação que tem início às 9h e segue até às 19h. A programação é aberta não somente à comunidade acadêmica, mas também à sociedade piauiense.

Uma sessão solene será realizada no Cine Teatro da UFPI, às 9h, tendo como orador o desembargador Manfredi Mendes de Cerqueira, que esteve presente na solenidade oficial de instalação da Universidade Federal do Piauí no dia 1º. de março de 1971. Ainda pela manhã, haverá apresentação do Coral da UFPI, lançamento de selo e carimbo comemorativo "UFPI 40 anos" e pronunciamento do Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior.

Às 18h, será inaugurado o Pórtico do Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, com apresentação da Banda da UFPI. As comemorações se prolongam por todo o ano, com programação nos diferentes campi.

Originada da junção de algumas faculdades isoladas até então existentes no Piauí - Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina -, a UFPI se consolidou como a mais importante instituição de ensino superior do Estado e oferece hoje 67 cursos de graduação. Nos últimos quatro anos, foram aprovados cinco cursos de doutorado e 24 cursos de mestrado.

A UFPI cresceu em todos os indicadores e tem se mostrado cada vez mais competitiva junto às demais universidades do País. O número de alunos matriculados nos cinco campi da UFPI saltou de 13 mil em 2004 para quase 20 mil em 2010. O número de vagas passou de 2.345 (2004) para 5.786 em 2010.

Com um trabalho pautado no fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da internacionalização, a Universidade Federal do Piauí, em consonância com o seu Projeto Pedagógico Institucional, vem formando uma massa crítica de profissionais e cidadãos, qualificada para disseminar novas tecnologias aos setores produtivos, inovações nas práticas empresariais, tanto nos setores governamentais quanto na iniciativa privada.


A UFPI cada vez mais próxima da sociedade - Através dos programas e projetos de extensão, a Universidade Federal do Piauí oferece atividades contínuas e cursos de curto período de duração que articulam ensino e pesquisa e viabilizam a relação transformadora entre universidade e sociedade.

Atualmente a instituição tem 158 programas/projetos de extensão e conseguiu beneficiar mais de 350 mil pessoas em cinco anos. Só em 2010 foram 106 mil pessoas beneficiadas pelos programas/projetos oferecidos. São 650 professores e 1721 alunos envolvidos.

Os focos de atuação das atividades de Extensão da UFPI são amplos e envolvem difusão de tecnologias sociais, assistência a saúde, direitos humanos, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, geração de trabalho e renda, qualidade de vida, atenção à terceira idade e a pessoas com necessidades especiais, juventude, formação continuada e outras ações que possam se delinear a partir de demandas ou de propostas construídas.


Confira a programação:

1º de março de 2011

PROGRAMAÇÃO

DATA: 1º de março de 2011

9h - Sessão solene no Cine Teatro da UFPI
Apresentação do Coral da UFPI
Orador: Desembargador Manfredi Mendes de Cerqueira
Lançamento do selo e do carimbo UFPI 40 anos
Palavra do Reitor

18h - Inauguração do Pórtico (Campus Universitário Ministro Petrônio Portella)
Apresentação da Banda da UFPI


Assessoria de Comunicação da UFPI

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal