- Detalhes
-
Quarta, 24 de Março de 2010 - 12:55
FURG - Os navios de pesquisa oceanográfica Ary Rongel e polar Almirante Maximiano devem chegar em abril à Estação de Apoio Antártico (Esantar), depois de participar da 28ª Operação Antártica. A atuação conjunta dos dois navios da Marinha brasileira teve o objetivo de aumentar a capacidade logística da Estação Antártica Comandante Ferraz, mantida pelo Brasil no continente.
Ligada à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Esantar presta apoio logístico às expedições brasileiras que se deslocam à Antártica por via marítima ou aérea. No início da expedição, no ano passado, os dois navios passaram pela Estação, onde os tripulantes e pesquisadores que participam da expedição receberam roupas especiais, gêneros alimentícios e equipamentos para quatro acampamentos de pesquisa no continente.
Os navios Ary Rongel e Almirante Maximiano zarparam do Rio de Janeiro em outubro de 2009. Entre os projetos de pesquisa da 28ª Operação Antártida estão o Criosfera, que estuda o solo, geologia e outras ciências da terra, e o APA, que faz o monitoramento do clima e da atmosfera. Ambos são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Assessoria de Comunicação FURG