A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) inaugurou em março três laboratórios construídos por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), das Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobrás). O objetivo do PROCEL é promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, para que se eliminem os desperdícios e se reduzam os custos e os investimentos setoriais.
O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobras decidiu procurar a área acadêmica para obter os aplicativos de engenharia necessários para direcionar a eficiência energética, e escolheu estrategicamente seis universidades brasileiras para investirem em laboratórios e capacitação profissional - entre elas, a UFMS.
Os laboratórios de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS), de Análise e Desenvolvimento de Edificações (LADE) e de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes (LAMOTRIZ) estão sendo implantados no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFMS. O total de investimentos realizados pela Eletrobrás foi de mais de 1,3 milhão de reais. Para receber os laboratórios, as universidades públicas ou institutos de pesquisa precisam se comprometer, por meio de convênio, a utilizar as instalações para ensino, pesquisa e extensão.
Assessoria de Imprensa UFMS