- Detalhes
-
Quarta, 24 de Março de 2010 - 14:35
Inauguração contará com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad.
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugura nesta quinta-feira (25/3), às 14 horas, o novo edifício da Biblioteca do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, em Araras. Convidado pelo Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e pelo Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Norberto Antônio Lavorenti, o Ministro vem celebrar também o momento de forte crescimento do campus da Universidade em Araras. Devem participar da cerimônia também o Prefeito Municipal de Sorocaba, Vitor Lippi; o atual Prefeito Municipal de São Carlos e ex-Reitor da UFSCar, Oswaldo Barba; e Newton Lima Neto, ex-Prefeito de São Carlos que foi Reitor da UFSCar nos primeiros anos de instalação da Instituição em Araras.
O novo edifício da Biblioteca, com 1.113,96 m2, representa um investimento de R$ 1.301.537,01, destinados à UFSCar através de emenda da bancada de parlamentares do Estado de São Paulo. "Esta inauguração, além de celebrar a própria conquista da nova biblioteca, marca um momento muito especial para o CCA, de crescimento e diversificação de atividades inéditos em sua história", afirma o Diretor do Centro.
O Centro de Ciências Agrárias da UFSCar foi criado em 1991, a partir da incorporação pela UFSCar da estrutura das unidades paulistas do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool. As atividades iniciaram-se em 1993 com o curso de graduação em Engenharia Agronômica, único curso até 2006, quando foi implantado o Bacharelado em Biotecnologia. A partir de 2009, com recursos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal, foram criados quatro novos cursos, três deles licenciaturas oferecidas no período noturno: Química, Física, Ciências Biológicas e Agroecologia. As atividades da pós-graduação começaram também em 2006, com o curso de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, e foram ampliadas em 2009 com o mestrado em Agricultura e Ambiente.
"Esta cerimônia ganha ainda mais importância por acontecer neste momento em que comemoramos os 40 anos da UFSCar. Temos muitas conquistas a comemorar, mas também vamos promover um amplo debate sobre a universidade que queremos para o futuro, para os próximos 40 anos, que profissionais precisamos formar para o nosso país, como produzir conhecimento ao mesmo tempo caracterizado pela excelência acadêmica e importante para a solução dos grandes problemas nacionais, dentre vários outros desafios", afirma o Reitor da Universidade.
Assessoria de Imprensa da Ufscar