Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFCG vai enviar equipe técnica ao Haiti


A Agência Nacional de Águas (ANA) convidou o Laboratório de Referência em Dessalinização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para participar das ações brasileiras de ajuda humanitária ao Haiti, que foi arrasado por um terremoto em janeiro deste ano. O Labdes deverá participar de um programa de cooperação técnica, ministrando cursos de capacitação em tratamento e purificação de água para a população das áreas afetadas pela catástrofe.

O plano de trabalho foi elaborado e encaminhado à ANA pelo coordenador do Laboratório, professor Kepler França. “A UFCG pode contribuir com essa tecnologia para a restauração de um país combalido em sua infraestrutura e com alto índice de pobreza. Além do reconhecimento científico, o convite nos traz orgulho pela participação social”, diz o pesquisador.

Vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Química, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o Laboratório de Referência em Dessalinização foi criado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente para coordenar tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização.

Seus pesquisadores já implantaram sistemas de dessalinização via osmose inversa em vários lugares, a exemplo de Fernando de Noronha e da ilha de Cabo Verde, na costa africana. Há cerca de dois anos, garantiram o suprimento de água potável aos cerca de 700 moradores da Vila de Sucuriju, no extremo leste do Amapá. “Os habitantes da comunidade estavam ameaçados com a falta de água potável devido às alterações do nível das marés, que tornaram salobras as águas do rio que banha a localidade”, explicou o pesquisador.

Assessoria de Comunicação da UFCG

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal