Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFRN assina contrato para construção de complexo cultural

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo do Rêgo, assinou na última sexta-feira, 16, um contrato para a construção de um complexo cultural que pretende abrigar um teatro e os cursos do Departamento de Artes (Teatro, Dança e Design). A obra, que vai custar, em média, mais de R$ 3 milhões, está prevista para ser entregue em maio de 2011 e tem como objetivo fomentar e disseminar a cultura em mais um pólo artístico para a cidade.

Para o reitor Ivonildo do Rêgo, a obra é importante tanto para o Departamento de Artes quanto para a cidade, pois é um espaço reservado para acolher as manifestações culturais da cidade. “Este será um lugar de valorização da arte e estará aberto à comunidade interna e externa”, concluiu o reitor.

A obra faz parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e vai contar com a construção de um espaço destinado à produção artísco-cultural, que abrigará, além de novas salas de aula, laboratórios para técnicas de aprendizagem e um moderno teatro, preparado para ser um espaço de fomento de distintas expressões artísticas locais e nacionais.

Segundo o vice-chefe do Departamento, Marcos Andruchak, o espaço vai representar um ícone para o estado no âmbito da cultura, além de ser um ambiente voltado para a valorização do artista e da arte. “Encontramos arte em tudo o que está em nossa volta. Este complexo é uma forma de mostrar que a arte é importante”, disse Marcos.

O diretor do Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Márcio Valença, destacou a importância do teatro, “pois será um ponto de cultura muito representativo”. Ele destacou ainda as condições de infraestrutura da obra, que vai funcionar como um teatro-escola, elaborado a partir de um conceito contemporâneo de arte, com uma estrutura flexível e adaptável às condições artísticas de cada espetáculo.


Assessoria de Comunicação da UFRN

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal