- Detalhes
-
Terça, 20 de Julho de 2010 - 16:08
O Labmetro, laboratório de metrologia dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, restaura equipamentos antigos do espaço que já tem 40 anos. Quem chefia esse trabalho é o professor Nixon Malveira. Ele acredita que por meio dessa iniciativa é possível otimizar recursos públicos destinados à graduação da UFPR.
Além dele, os bolsistas de permanência estão envolvidos diretamente na modernização dos instrumentos que em outras situações estariam no lixo. Um deles é o estudante de Engenharia Mecânica e responsável pela manutenção do espaço Adônis Baggi. "Nós aprendemos a fazer adaptações com softwares e conexões com computadores, por exemplo, que são importantes para as futuras empresas em que formos trabalhar", comenta o estudante. "Eles estudam toda a parte do instrumento, tanto o que ele faz quanto como modernizá-lo", explica o professor Alessandro Marques.
Ele é outro professor responsável pelo laboratório e enquanto cria projetos para obtenção de novos equipamentos, apoia a iniciativa do professor Nixon e dos bolsistas de recuperar os aparelhos. "O que nós queremos é restaurar os equipamentos do laboratório, já que eles são antigos e nós geralmente não temos muito recurso. Em metrologia precisamos de aparelhos com qualidade e precisão", conta Marques.
Assessoria de Comunicação da UFPR