- Detalhes
-
Terça, 27 de Julho de 2010 - 15:15
“Eu quero fazer este curso porque vai ser melhor para mim. Este curso vai me ajudar em muitas coisas e vai influenciar bastante no meu futuro”, essa foi a justificativa que o estudante selecionado Christian Cardoso, da Escola Juvenal Muller, registrou na ficha de inscrição do Curso de Férias em Radiações Solares promovido pelo Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (GEEPS), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
É com esse objetivo, proporcionar novos conhecimentos na área da ciência, a experimentação em laboratório e despertar novos talentos na área das ciências que está sendo realizado de 26 a 30 de julho, o primeiro curso de férias para alunos do Ensino Médio de escola pública. “O objetivo do curso é contribuir na melhoria do ensino de ciências, despertar no estudante a vontade de fazer descobertas, pensar num futuro melhor e quem sabe a descoberta de um cientista. O que queremos é que os alunos vejam a ciência como uma possibilidade de escolha de profissão ou pelo menos que a entendam como parte da sua vida cotidiana”, comentou a coordenadora do Curso, professora Gilma Santos Trindade.
O curso faz parte do Projeto Rede de Novos Talentos, integrado pela FURG, juntamente com outras 17 instituições nacionais de ensino superior. A Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública é um programa que visa à melhoria das condições de ensino de ciências a jovens carentes de todo o país. Seu principal objetivo é buscar novos caminhos para um ensino eficiente. Para isso, desenvolve metodologias que facilitam o aprendizado, desmistificando a Ciência.
Inúmeras atividades são desenvolvidas pelo programa, mas duas ações constituem a sua espinha dorsal: cursos experimentais de curta duração e estágios. Todas as universidades participantes oferecem, no período de férias, cursos destinados a alunos do ensino médio e professores do ensino básico da rede pública. Nessa atividade são elaboradas experiências em diversas áreas das ciências naturais e da saúde, em geral monitoradas por estudantes de pós-graduação da instituição.
SelecionadosNessa edição foram selecionados 25 estudantes, das escolas Juvenal Miller, Alfredo Rodrigues e Silva Gama. Segundo a coordenação do curso, as edições seguintes irão privilegiar outras escolas da cidade. “A nossa intenção é promover duas edições durante o ano e nas próximas iremos fazer o convite a outras escolas. O que é certo, é que queremos que o curso chegue também nas escolas rurais da cidade, onde muitos dos estudantes têm uma grande exposição ao sol. Temos a informação pela Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele, desenvolvida em Rio Grande e coordenada pela dermatologista Marina Valério e pelo professor da FURG, Obirajara Rodrigues, de que esses adolescentes têm uma exposição maior do que o normal, pois trabalham nas lavouras juntamente com os seus familiares e por isso estão mais propensos ao problema. Mas lembramos que ofereceremos o nosso curso a todas as escolas, sem nenhuma distinção”, afirma a coordenadora Gilma Trindade.
Durante cinco dias nas férias escolares os estudantes da rede pública do Rio Grande selecionados terão a oportunidade de desenvolver experimentos nos laboratórios do ICB/FURG, em um curso totalmente destinado a práticas experimentais e ao desenvolvimento de novos talentos. Os estudantes, para participar do curso, recebem auxílio para transporte, lanche, almoço, além de material didático com as principais informações discutidas.
O curso, realizado das 8h às 12h, na sala 427, do Pavilhão 4, Campus Carreiros, está ligado aos programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Fisiologia Animal Comparada. Outras informações podem ser obtidas no blog do GEEPS/FURG pelo endereço
https://geepsfurg.wordpress.com ou ainda no endereço eletrônico da Rede Nacional dos Novos Talentos,
https://www.novostalentosredepublica.com.br/.
Assessoria de Comunicação da FURG