Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFRA

UFABC institui Assessoria para Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas

A Reitoria da UFABC instituiu no dia 13 de julho a Assessoria para Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas para criar, aperfeiçoar e aprofundar os mecanismos de assistência à comunidade acadêmica (técnicos administrativos, alunos e professores) nas áreas de saúde, educação, cultura e esportes. Outro objetivo é a reafirmação do projeto da universidade de incentivar o acesso e a permanência dos alunos oriundos da rede pública de ensino e de cotas étnicas na UFABC.

"O conceito de política afirmativa implica na adoção de medidas especiais e temporárias, com o objetivo de eliminar as desigualdades na sociedade brasileira e prover a igualdade de oportunidades e compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização de grupos sociais decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros, até que se atinja a igualdade de competitividade",afirmou o professor Joel Felipe, nomeado para estruturar a assessoria, citando a Fundação Cultural Palmares (2001).

Há várias ações que já vêm sendo implementadas na UFABC desde a sua criação, como a concessão de bolsas socioeconômicas e de moradia aos estudantes, o atendimento médico aos servidores e a gestão do Restaurante Universitário, que, atualmente, estão distribuídas entre diversos órgãos da universidade.

Com a criação da assessoria, essas ações e outras a serem criadas deverão ser concentradas em uma única estrutura administrativa, mais adequada para atender as demandas atuais, cujos programas e projetos receberão tratamento matricial e deve preparar a UFABC para a consolidação de sua implantação nos aspectos como o combate à evasão no ensino superior, inclusão social e diversidade étnica e ainda o atendimento à comunidade acadêmica para melhorar as condições de trabalho e sua qualidade de vida.


Assessoria de Comunicação da UFABC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal