- Detalhes
-
Quinta, 05 de Agosto de 2010 - 17:58
O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho deu início na tarde desta quarta-feira, 4, ao ciclo "Diálogos com a Reitoria", iniciativa que pretende proporcionar uma interação direta da administração da universidade com professores, técnico-administrativos e alunos.
Além do reitor, também participam os pró-reitores, que eventualmente são chamados à mesa para responder aos questionamentos. Para se inscrever, os interessados em participar do ciclo "Diálogos com a Reitoria" devem acessar o site
www.reitoria.ufpr.br.
"Vamos dispor de duas horas em cada local. Nossa intenção é resolver os problemas de forma ágil", disse Zaki Akel. "O diálogo é fundamental. A partir de questões individuais, queremos saber o que atrapalha a vida das pessoas e criar soluções institucionais."
No momento do cadastro, as pessoas interessadas em participar apresentam uma pré-pauta sobre o tema a ser abordado. "Isso serve para a gente ter uma ideia do que se trata", explica o reitor. "Buscamos o contato mais direto, sem intermediários."
A primeira pessoa atendida foi a assistente administrativa Maria Helena Rocha de França, 50. Ela relatou ao reitor um episódio em que, na condição de servidora técnico-administrativa, teria recebido um tratamento diferenciado do concedido a uma integrante do quadro de professores.
Após 26 anos de trabalho no Hospital de Clínicas, Maria Helena teve seu adicional de insalubridade cortado após ser transferida do HC para o Hospital Veterinário, há dois anos. Portadora de lesão por esforços repetitivos, ela reivindica o adicional, equivalente a cerca de R$ 300. O reitor se comprometeu a dar uma resposta à servidora no prazo de uma semana. "Só com essas reuniões para a gente chegar ao reitor", disse Maria após a conversa.
Outra servidora que conversou com o reitor foi a médica veterinária Giovana Tuleski. Ela levou ao reitor três questões: a falta de servidores no Hospital Veterinário da UFPR; uma consulta sobre a possibilidade de o hospital adquirir um equipamento de ecocardiografia; e a possibilidade de extensão de sua jornada semanal de trabalho, de 20 para 40 horas.
"No momento sou a única médica veterinária do hospital. Vai entrar mais uma, mas o ideal seria uma equipe de pelo menos quatro", diz Giovana. "Também faltam técnicos para o apoio adminstrativo, as pessoas estão perto da aposentadoria e não vejo abrir concurso."
Sobre a falta de pessoal, Zaki Akel Sobrinho afirmou que esta é uma preocupação central de sua gestão, e que serão abertos concursos públicos. A solicitação do equipamento será submetida à avaliação por parte das pró-reitorias de Planejamento e de Pesquisa e Pós-Graduação. A questão da extensão da jornada será respondida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. O prazo dado pelo reitor para que as respostas cheguem à servidora vence no próximo dia 19 de agosto.
A primeira edição dos "Diálogos com a Reitoria" foi realizada em dezembro de 2009, no saguão da Reitoria da UFPR. Na ocasião, 15 pessoas foram atendidas —a maioria delas eram alunos.
Assessoria de Comunicação da UFPR