Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Novo mestrado profissional da UFBA forma ecologistas

A aproximação entre academia e os técnicos ambientais da Bahia é o foco do recém-criado curso de Mestrado Profissional (MP) em Ecologia aplicada à gestão ambiental, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA. A abertura da primeira turma representa uma das atividades de comemoração dos 10 anos de existência desse Programa. O curso, que terá sua primeira seleção em 2011, é o segundo dessa modalidade no país para a área de Ecologia e Meio Ambiente, e é o único associado a um programa que oferece também cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em ecologia. O novo curso também inova em sua proposta pedagógica. As tradicionais aulas expositivas ou de discussão de textos são normalmente centradas na atuação dos professores e, assim, são capazes de desenvolver um conjunto limitado de habilidades.

As disciplinas do novo curso, ao contrário, utilizarão a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Essa abordagem simula uma situação real de trabalho em grupo com o objetivo de gerar solução a um problema específico. Assim, contribui não só para o aprofundamento teórico e metodológico no campo, mas também para o treinamento no resgate e uso de informações científicas relevantes, na coordenação e divisão de tarefas entre os componentes do grupo, e na interação dos estudantes com a academia e com outros profissionais da área técnica. A ABP vem sendo utilizada com sucesso como principal estratégia de formação em vários cursos de graduação e pós-graduação do mundo.

O curso da UFBA terá duração de dois anos, com aulas concentradas no período noturno. O primeiro semestre incluirá ciclos de resolução de problemas que articularão os conhecimentos básicos para a compreensão da ecologia (bases sobre conhecimento científico e de análise de dados ecológicos; ecologia de populações, comunidades, ecossistemas e paisagens). O segundo semestre incluirá ciclos voltados para a resolução de problemas que demandam a integração desses conhecimentos básicos (como restauração ecológica, biomonitoramento, sustentabilidade, conservação e ambiente e saúde). O terceiro e quarto semestres incluirão as atividades de planejamento e execução do trabalho de final de curso que, diferentemente do Mestrado Acadêmico, pode assumir diferentes formatos que o aproximem das reais demandas de resolução de problemas dos profissionais que são estudantes do curso.

As inscrições para o Mestrado Profissional ocorrerão no final de 2010, o exame de seleção no início de 2011 e as atividades do curso terão início em agosto de 2011. Informações sobre os processos de inscrição e seleção podem ser obtidas na secretaria do Programa (71 3283-6519) no horário comercial, e informações sobre o curso podem ser obtidas na homepage do programa (www.ecologia.ufba.br). A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitormento fará uma apresentação, aberta ao público, da proposta do curso de Mestrado Profissional no dia 9 de setembro, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBA, no campus de Ondina. Nessa oportunidade, gestores e técnicos vinculados a instituições ambientais do estado poderão tirar suas dúvidas sobre o curso.


Assessoria de Comunicação da UFBA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal