- Detalhes
-
Terça, 24 de Agosto de 2010 - 15:29
Foram grandes as expectativas em torno do curso de Relações Públicas, ênfase em Produção Cultural, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que iniciou suas aulas na semana passada. O curso inicou com 49 alunos matriculados de diferentes estados do Brasil. Além de aulas expositivas, a equipe diretiva do Campus São Borja recebeu os novos acadêmicos apresentando a estrutura da Universidade, a proposta do curso, assim como as possibilidades oferecidas na Instituição, sendo esta federal. Também foi realizada uma dinâmica de grupo para integrar os alunos que estão chegando à Universidade.
Entre as atividades do curso estão previstas a promoção de projetos e eventos de extensão voltados para a comunidade de São Borja e da região, utilizando-se dos conhecimentos próprios da Produção Cultural, o que garante uma das propostas do curso: a integração entre sociedade e organizações não-governamentais, privadas e públicas.
A acadêmica Sheila Lais Miranda destaca que o curso oferece à cidade uma possibilidade de crescimento. “A cidade cresce junto com a UNIPAMPA, o valor histórico da Fronteira e o seu valor cultural muitas vezes não é valorizado e o curso de Relações Públicas chega para mudar essa visão”, afirma a estudante baiana.
_Fazer parte da primeira turma é um privilégio, porque é poder fazer história em uma universidade federal, ressalta Sheila.
O propósito geral do curso é propiciar conhecimentos teóricos e metodológicos da comunicação, relacionando-os com as especificidades teóricas e práticas das relações públicas, em especial, as próprias da produção cultural. Entre os objetivos estão a formação de um profissional competente para a pesquisa, o planejamento, a execução de atividades e de programas de avaliação, com o fim de gerenciar e facilitar o processo de comunicação organizacional, estabelecendo a compreensão mútua e promovendo a integração entre as organizações e seus públicos; a compreensão da natureza das linguagens e dos fenômenos culturais envolvidos nos sistemas contemporâneos de comunicação e, em particular, no processo de comunicação das instituições com seus públicos; o desenvolvimento da capacidade de reflexão do aluno e sua competência crítica para analisar os padrões éticos e práticas vigentes no mercado.
Ênfase em Produção Cultural garante a diferença
O curso é planejado desde 2008 e reforça a área de Comunicação Social do Campus São Borja. O diferencial do curso é o destaque dado à produção cultural. Na base curricular inclui disciplinas que capacitam o aluno a desenvolver projetos de valorização da diversidade sociocultural, tornando-o capaz de atuar no campo cultural de modo consciente, compreendendo a cultura como uma construção coletiva.
Segundo o coordenador do curso, João Antônio Pereira, a área de atuação do produtor cultural é muito ampla. “Em linhas gerais esse profissional, a partir de uma instrumentalização teórico-prática e de uma capacitação crítica, se encaminhará para a criação de projetos e produtos artístico-culturais, lidando com todas as etapas implicadas nesse processo. O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele faz o planejamento, a elaboração e a execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos”, declara.
A chegada do novo curso abre as portas do desenvolvimento regional, na avaliação da acadêmica Lisandra Bonfim. “É uma oportunidade de desenvolver a região, oferecendo conhecimento a toda a comunidade. Com certeza a UNIPAMPA traz a expectativa de crescimento para a cidade”, afirma.
Assessoria de Comunicação Social da Unipampa