Já estão abertas as inscrições para a segunda etapa do processo seletivo (Vestibular 2011) da Universidade Federal de Pernambuco. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de outubro exclusivamente no site da Covest (
www.covest.com.br). O pagamento da taxa de R$ 80,00 deverá ser efetuada em qualquer agência do Banco do Brasil. A Universidade adota o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a primeira fase do seu processo seletivo, acontecendo as provas da segunda fase nos dias 05 e 06 de dezembro. O listão dos classificados deverá ser divulgado até o dia 31 de janeiro de 2011.
Serão disponibilizadas 6.390 vagas. Outras 290 vagas, oriundas da segunda entrada do Conjunto Engenharias CTG, serão oferecidas em um vestibular de meio de ano (ou seja, candidatos interessados em graduações que compõem o Conjunto Engenharias CTG só poderão, nesse momento, concorrer às 385 vagas dos cursos de primeira entrada). Juntando os dois vestibulares, a UFPE vai oferecer um total de 6.680 vagas, 163 vagas a mais em relação ao Vestibular 2010, quando foram disponibilizadas 6.517 oportunidades de ingresso universitário (um aumento aproximado de 2,44%). Outras 25 vagas do curso de Oceanografia serão disponibilizadas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (Sisu).
O aumento na quantidade de vagas aconteceu graças à criação de novos cursos e ao aumento de oportunidades de ingresso em graduações já existentes. Em Música/Instrumento, passam a ser oferecidas habilitações em percussão (1 vaga), saxofone (1) e trombone (1). O Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão vai estrear a Licenciatura em Educação Física, com 45 vagas, enquanto a nova graduação de Engenharia Naval passa a ser oferecida com 20 vagas (mas só será disponibilizada no Vestibular 2011.2). O curso de História será desmembrado em Licenciatura e Bacharelado, e o seu quantitativo de vagas (110) será dividido entre as duas graduações.
Os cursos já existentes com aumento de vagas são Direito (mais 25), Engenharia Cartográfica (outras 30 vagas), Sistemas da Informação (acréscimo de 25 vagas) e Bacharelado em Educação Física/Vitória de Santo Antão (mais 35). Apesar do aumento nesse último curso, o Centro Acadêmico de Vitória terá redução de vagas em duas graduações: Licenciatura em Ciências Biológicas (menos 15 vagas) e Enfermagem (menos cinco).
Dois cursos passam a ter nova denominação a partir do Vestibular 2011. As Licenciaturas em Artes Cênicas e Artes Plásticas passam a se chamar, respectivamente, Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Artes Visuais. Já o curso de Hotelaria, que antes estava alocado no Grupo 1 (junto com Administração e Ciências Contábeis e Econômicas), passa para o Grupo 8 (o mesmo de Turismo).
INSCRIÇÕES – O processo de inscrição via internet será idêntico ao utilizado no vestibular anterior. A primeira informação que o candidato terá que fornecer será o seu próprio CPF, e não de familiares, parentes ou amigos. Durante o preenchimento do formulário eletrônico será permitido fazer o upload de uma foto, que será anexada à inscrição. Caso não seja possível fazer o envio do arquivo, ele poderá colar a foto no próprio CCI (Comunicado de Confirmação de Inscrição) que será entregue ao fiscal no primeiro dia de prova. A impressão do CCI ficará a cargo do fera.
O candidato volta a contar com uma área exclusiva de acesso aos seus dados por meio do site da Covest. Será nessa área, por exemplo, onde ele ficará sabendo se sua inscrição foi validada, se o seu CCI já está disponível, entre outras informações. Esse acesso será possível a partir do login do candidato (que será o seu próprio CPF), e de uma senha a ser criada no ato da inscrição.
ISENÇÃO – O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição será entre os dias 8 e 14 de setembro. A Covest vai conceder até 10 mil isenções. Os beneficiados serão conhecidos no dia 28 de setembro. De 29 de setembro a 10 de outubro, eles devem efetuar suas inscrições via site.
BÔNUS – Os candidatos aos cursos dos três campi da UFPE que estudaram regular e exclusivamente os três anos do Ensino Médio em escola pública municipal ou estadual de Pernambuco terão direito ao incentivo de 10% no argumento final de classificação do Vestibular 2011. Para os campi Vitória e Caruaru, os candidatos vindos de escolas privadas do interior pernambucano, situadas fora do Recife e Região Metropolitana, terão direito a 5% de acréscimo na média. Nenhum tipo de bônus será válido para estudantes de escolas públicas vinculadas a instituições públicas de ensino superior.
PRIMEIRA ETAPA – Após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, as notas dos candidatos nas quatro provas objetivas do Enem serão convertidas para uma escala de zero a dez pontos, somadas e divididas por quatro. Esse desempenho será a nota do fera na primeira fase do Vestibular 2011 e vai corresponder a 50% da sua média final. Os outros 50% serão calculados a partir do desempenho do candidato nas provas da segunda etapa.
Não vai mais haver prova de Redação na segunda fase, já que será aproveitada a do Enem. Entretanto, para efeito de classificação, essa nota será convertida para uma escala de zero a oito pontos e vai compor parte da nota da prova de Português I do candidato na segunda fase. Os outros dois pontos serão das duas questões discursivas, que permanecem na avaliação.
Outra diferença em relação ao ano passado é que não haverá prova de Língua Estrangeira I na segunda fase, já que a nota dessa disciplina será aproveitada via Enem. A Covest vai aplicar os testes de Língua Estrangeira apenas para os cursos que possuem a disciplina como matéria específica. E o Exame Nacional do Ensino Médio será utilizado como fase única somente para o curso de Oceanografia.
SEGUNDA ETAPA – No primeiro dia da segunda etapa (05/12), todos os candidatos farão a prova de Português 1 (duas questões discursivas), além de outro teste específico (que poderá ser História ou Química). No dia seguinte, serão aplicadas as provas de Geografia, Matemática, Física, Língua Estrangeira, Literatura, Biologia, Português 2, Teoria Musical e Geometria Gráfica.
Com exceção da prova de Português 1, cada um dos testes terá 16 questões objetivas de proposição múltipla, de múltiplas escolhas e/ou numéricas (exceto para os candidatos aos cursos de Arquitetura, Design e Expressão Gráfica, que poderão fazer questões de resolução gráfica caso lhes seja exigido).
Será eliminado do Vestibular 2011 o candidato que obtiver nota zero ou faltar a qualquer uma das provas da primeira ou da segunda etapas. Também estará fora do processo seletivo o fera que não obtiver desempenho igual ou superior a 2,5 pontos (dois e meio) na Redação após a conversão da nota do Enem.