Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Começam obras do curso tecnológico em aquicultura

Foto: UFPR
Em janeiro último foi dada a largada para a construção da sede do curso de aquicultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), numa área de frente para o mar, no balneário Mirasol, na Praia de Leste, município de Pontal do Paraná. O local foi escolhido pela qualidade da água do mar, já que as unidades serão abastecidas com água salgada para a realização de aulas práticas e experimentos durante o curso.

A primeira etapa das obras deve durar nove meses e será priorizada a construção de laboratórios, porque o curso exige muitas aulas práticas, explica a coordenadora, professora Érica Vidal. Em um único pavimento serão seis laboratórios, a saber: de microscopia, informática, piscicultura, cultivo de microalgas, de zooplâncton e cultivo de moluscos, além da biblioteca.

Os recursos de aproximadamente R$ 1,1 milhão para a construção da primeira etapa da obra são provenientes do Reuni, o programa de expansão de vagas das universidades federais, uma vez que o curso foi criado dentro do programa.

Em março chegam os alunos da segunda turma totalizando 60 estudantes. Atualmente o curso está sediado nas instalações do Centro de Estudos do Mar (CEM)onde salas de aulas e para os novos professores foram adaptadas para receber o primeiro curso de tecnólogo do CEM, que oferece ainda o curso de oceanografia.

Numa segunda etapa serão construídos no novo local os gabinetes para os professores e as salas de aulas. Além da infraestrutura, o curso ganhou outras melhorias neste começo de ano. Cinco novos professores e cinco técnicos aprovados em concurso já começaram a trabalhar para atender as necessidades do novo curso.

Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal