- Detalhes
-
Quarta, 27 de Outubro de 2010 - 14:09
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi tema de uma apresentação durante o Seminário Internacional de divulgação dos resultados preliminares do “Projeto Paraná — OCDE: A Construção de uma região de inovação”, realizado nesta segunda e terça-feiras, (25 e 26), na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A proposta inovadora da Universidade foi apresentada pelo reitor, Hélgio Trindade, como parte do painel sobre as universidades e o desenvolvimento regional. Todas as discussões do evento tiveram como tônica as propostas que representam mudanças e inovação, com apresentações de iniciativas de sucesso no Paraná, no Brasil e no mundo. Ao final, foi gerado um documento com as propostas, que deverá servir de base para as ações de planejamento dos novos governo do Paraná e do Brasil.
De acordo com o professor da UFPR e coordenador da iniciativa no Paraná, Cássio Rolim, o encontro teve como objetivo elencar os elementos para projetar o estado como uma grande região de inovação. Segundo ele, a integração entre universidades, governos e setor produtivo tem de funcionar como um sistema.
Na solenidade de abertura, o reitor Zaki Akel Sobrinho falou da parceria entre as universidades e setor produtivo e analisou as novas perspectivas de interação e integração com os segmentos da sociedade que levem ao efetivo desenvolvimento do Paraná como região de inovação.
Para vice-reitor Rogério Mulinari, o momento não poderia ser melhor, quando as universidades contam com recursos para expansão, novos cursos, novos campi e universidades sendo inauguradas, como a UNILA e a Universidade da Fronteira Sul.
Além dos representantes das entidades participantes locais, estiveram presentes ao evento também personalidades como Egon Moesby, da Universidade de Aalborg, Dinamarca. Ele é diretor da Cátedra Unesco em Aalborg sobre “Problem Based Learning” (PBL), ou seja, ensino baseado em problemas, a metodologia que também está sendo implementada pela UNILA.
Outros importantes nomes que participaram do seminário foram a coordenadora do projeto OCDE, Jaana Pukka; o ex-reitor da Universidade do Porto e membro do Parlamento Português, Jose F. Gomes; o professor da Universidade de Évora (Portugal), Paulo Resende da Silva; o professor da Universidade de Londres e da Universidade Politécnica de Valência, José Gines Mora.
A OCDE - O Paraná é o único estado brasileiro participante no Projeto da Organization for Economic Cooperation and Development (OCDE), junto com outras 13 regiões em dez países no mundo.
O Projeto da OCDE/Paraná reúne UFPR, UTFPR, Sistema Fiep, Agência de Desenvolvimento de Curitiba, Sebrae, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná e Movimento Pró-Paraná.
Assessoria de Comunicação UNILA/UFPR