- Detalhes
-
Quarta, 10 de Novembro de 2010 - 15:26
Mossoró (RN) - A partir do próximo ano, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) contará com mais um curso de mestrado e outro de doutorado. Nesta segunda-feira, 09, a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – divulgou a aprovação dos cursos de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar Ambiente, Tecnologia e Sociedade e o Doutorado em Ciência Animal. Com a aprovação dos novos cursos a Universidade Federal Rural do Semi-Árido passa a oferecer 7 cursos de mestrados e 2 de doutorados.
“Antecipamos em seis anos, as exigências do Ministério da Educação para que uma instituição de nível superior seja categorizada como universidade”, afirmou o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa. O reitor explicou que recentemente o Mec, através do Conselho Nacional de Educação, publicou resolução exigindo que a partir de 2016 as universidades públicas e privadas devem ter, pelo menos, 4 cursos de mestrados e 2 de doutorados, sob pena de serem reclassificadas como faculdades.
Para o reitor da UFERSA a notícia da aprovação dos novos cursos de pós-graduação traz mais tranqüilidade para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido que trabalha com a meta de um crescimento horizontal com os cursos de graduação e o crescimento vertical com as pós-graduações. “A cidade de Mossoró precisa de pelo menos 20 cursos de pós-graduação, com a aprovação de mais dois cursos na UFERSA e um na UERN (Ciências Naturais) estamos caminhando nessa direção”, avalia Josivan Barbosa. Num prazo de 5 anos, a Universidade do Semi-Árido passou de 1 curso de mestrado para 9 cursos de pós-graduação, sendo 7 mestrados e 2 doutorados.
Com o Mestrado Acadêmico Interdisciplinar Ambiente, Tecnologia e Sociedade, o Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da UFERSA é contemplando com um curso de pós-graduação. “A proposta é bastante relevante considerando-se a carência em termos sociais e tecnológicos, bem como a fragilidade ambiental do semiárido nordestino”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA, professora Maria Zuleide de Negreiros.
O Mestrado Interdisciplinar é uma necessidade da região do Alto Oeste Potiguar que dará oportunidade aos graduados nas diversas áreas das ciências sociais e tecnológicas a possibilidade de realizarem uma pós-graduação Strictu Sensu em sua própria região. “Tenho certeza que a procura será grande”, acredita a pró-reitora.
A professora Zuleide Negreiros informa ainda que o Doutorado em Ciência Animal é conseqüência do excelente desempenho do Mestrado em Ciência Animal que na última avaliação da CAPES teve conceito 4. “A partir de agora, o programa poderá atender aos anseios de toda a comunidade acadêmica que terá a oportunidade de continuar seus estudos sem precisar se deslocar para outras regiões do país, o que na maioria das vezes se torna inviável para os estudantes do semiárido”, acrescenta.
O Mestrado Interdisciplinar Ambiente, Tecnologia e Sociedade tem como área de concentração Estratégia Sustentáveis de Desenvolvimento do Semiárido e será oferecido com duas linhas de pesquisas: Tecnologias Sustentáveis e Recursos Naturais do Semiárido e Desenvolvimento, e Sustentabilidade de Organizações e Comunidades no Semiárido. O corpo docente será composto por 12 professores.
Já o curso de Doutorado em Ciência Animal tem como área de concentração Sanidade e Produção Animal, com três linhas de pesquisas: Sanidade Animal, Produção Animal e Ecologia e Conservação do Semiárido. O Edital para a seleção dos candidatos deve ser publicado nos próximos dias.
Assessoria de Comunicação da UFERSA