- Detalhes
-
Quinta, 18 de Novembro de 2010 - 14:37
Um dos mais novos mestrados criados na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia (PPGEN) do Campus Alegrete está em fase de preparação. Com a aprovação do projeto, agora é momento de organizar o curso para a primeira seleção, conta o coordenador do novo curso, professor Wang Chong.
Os profissionais e docentes responsáveis pelo desenho do projeto são os professores Rogério Gomes de Oliveira (Eng. Mecânica), que deixou a UNIPAMPA recentemente, Almir Barros da Silva Santos Neto (Eng. Civil), Antônio Gledson Oliveira Goulart (Física Ambiental), Gihad Mohamad (Eng. Civil), Marco Antônio Durlo Tier (Eng. de Materiais e Metalúrgica), Rogério Cattelan Antocheves de Lima (Eng. Civil) e o professor Wang (Eng. Mecânica).
O trabalho da equipe começou em março de 2010 e terminou no início de julho, quando o projeto foi enviado à CAPES. Nesse meio tempo, a equipe fez a análise de currículos, discutiu as áreas de concentração, as linhas de pesquisa e definiu os créditos e as disciplinas necessárias para a concessão do grau de mestre, além de outras definições requeridas para o trâmite do projeto dentro da UNIPAMPA e na CAPES.
Foco em Modelagem e Novos Materiais - O professor Wang adianta que as duas linhas de pesquisa do curso serão Modelagem e Simulação, na área de concentração de Fenômenos de Transporte, e Desenvolvimento de Materiais para Aplicações Tecnológicas, na área de concentração Tecnologia de Materiais.
- As duas áreas pertencem à Engenharia Mecânica. Os fatores que levaram a essas escolhas são os conteúdos de pesquisa dos docentes do projeto – detalha o coordenador Wang, que afirma ainda que essa conjugação de interesses resulta em dois focos bastante promissores de pesquisa e desenvolvimento:
- Um está no emprego das técnicas de modelagem matemática e de simulação de processos que, além de ser um passo importante para o conhecimento profundo dos processos em questão, permitem também a otimização das suas condições operacionais, visando aumentar sua rentabilidade econômica. O outro está na tecnologia avançada de materiais, a fim de projetar e desenvolver novos materiais estruturais e/ou melhorar propriedades mecânicas dos materiais para emprego em estruturas de construção e em componentes de máquinas – conclui o professor.
Entre os candidatos a uma das dez vagas, o Mestrado em Engenharia da UNIPAMPA espera ver graduados nas áreas das Engenharias, Física, Química e Matemática Aplicada. As áreas de atuação que estarão abertas para os futuros mestres dá uma ideia do leque altamente especializado de estudo e trabalho: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Petróleo, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Agrícola, Física, Química e Matemática Aplicada.
- Como o início do curso será em agosto do ano que vem, o processo de seleção pode ocorrer em junho. Até lá, as etapas necessárias são: implementar o curso na instituição, definir o processo de seleção, elaborar o edital de seleção, divulgar o edital e informatizar as inscrições – explica o professor Wang.
Assessoria de Comunicação da UNIPAMPA