- Detalhes
-
Quarta, 24 de Novembro de 2010 - 13:03
Inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 03 de dezembroSão Paulo (SP) - A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abriu inscrições para o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar, nível mestrado acadêmico (
Strictu Sensu) em Ciências da Saúde. O curso, que teve início em 2010, será ministrado no campus Baixada Santista.
As inscrições devem ser feitas até o dia 03 de dezembro, somente pelo site
www.baixadasantista.unifesp.br. São trinta vagas abertas no total.
Com abordagens diversas e complementares, o curso visa desde a compreensão dos processos biológicos às repercussões clínicas, epidemiológicos, sociais, políticas e culturais envolvidas nos processos de promoção, prevenção, diagnóstico, intervenção e reabilitação em saúde.
O programa traz duas áreas de concentração – “Mecanismos Básicos e Processos Biológicos em Saúde” e “Promoção, prevenção e reabilitação em saúde”. Dentro destas áreas estão as seguintes linhas de pesquisa:
- Carcinogênese Experimental;
- Mecanismos centrais e periféricos do estresse e co-morbidades;
- Estratégias interdisciplinares na pesquisa experimental de doenças endócrinas e metabólicas
- Saúde de Grupos Populacionais Específicos;
- Saúde, Gênero e Educação;
- Estratégias interdisciplinares em promoção, prevenção e reabilitação em saúde
O processo de seleção consta de prova de conhecimentos específicos da linha de pesquisa em que o candidato pretende desenvolver sua tese e sobre o projeto de pesquisa que pretende desenvolver; prova de inglês - tradução e compreensão de um texto da área de Ciências da Saúde; entrevista, e análise do Currículo.
Mais informações podem ser obtidas no mesmo endereço eletrônico, pelo telefone (13) 3221-8058, e pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Sobre a Unifesp - Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.
Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.
A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo.
Assessoria de Comunicação da Unifesp