Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Unifesp terá dois novos programas de pós-graduação

Capes aprovou mestrados em Tecnologias e Atenção à Saúde, no campus São Paulo, e Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, no campus Diadema

São Paulo (SP) - A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) teve dois novos programas de pós-graduação aprovados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Os novos programas, que deverão ter início em 2011, são o Mestrado Profissional Associado à Residência Médica denominada Tecnologias e Atenção à Saúde, que será ministrado no campus São Paulo, e o Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, no campus Diadema. Ambos obtiveram nota 3 na recomendação da Capes.

O mestrado de Tecnologias e Atenção à Saúde abrange duas áreas de concentração: Promoção em Saúde e Tecnologias em Saúde. A área de Promoção em Saúde conta com linhas de pesquisa em Saúde da Mulher; Saúde de Adultos e Idosos; Medicina da Família e Comunidade; e Políticas Públicas. A área de Tecnologias em Saúde reunirá pesquisas em Evidências para a prática em Saúde; Transplantes de Órgãos; e Tecnologias Diagnósticas e Terapêuticas.

O programa será iniciado com a oferta de 162 vagas anuais para residentes médicos os quais terão dois anos para finalizar o mestrado profissional durante o programa de residência. O objetivo é promover a capacitação
de profissionais para a prática avançada em processos aplicados na área de Saúde. A organização do programa envolveu as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa e de Extensão.


Assessoria de Comunicação da Unifesp

“O residente que receber o treinamento e vivenciar a formação estará apto a realizar intervenções visando a transformação de práticas, além de ter condições de atuar como multiplicador e conhecer os instrumentos de trabalho à sua disposição”, diz Álvaro Nagib Atallah, coordenador do programa.



Sustentabilidade



O mestrado em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade vai oferecer 25 vagas gratuitas e visa promover a interdisciplinaridade por meio das seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento e Aplicações de Materiais Sustentáveis; Desenvolvimento de Moléculas Bioativas; Ótica Biomédica e Biossensores; Energia e Sustentabilidade; Engenharia de Processos e Controle Ambiental; e Ciências Moleculares da Sustentabilidade.



“O programa diferencia-se por propor um estudo formal da sustentabilidade com fundamentação científica e tecnológica para um desenvolvimento sustentável”, diz a professora Dra. Fernanda Camilo, vice-coordenadora do programa, que abrange as áreas da Química, Engenharia, Ciências Ambientais, Física, Geologia, Farmácia e Biologia.



Os profissionais que se formarem no programa estarão aptos para atuar no meio acadêmico, indústrias, órgãos públicos reguladores e certificadores, suporte científico e tecnológico nas áreas de Saúde e Meio Ambiente, além de organizações não-governamentais (ONGs).



Sobre a Unifesp



Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.

Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.

Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. Ao todo, a instituição possui  51 programas de pós-graduação credenciados pela Capes.

A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.

No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal