Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFRA

UNIPAMPA - Processo Seletivo via SiSU inicia no domingo 16

A partir do domingo, dia 16 de janeiro, estudantes de todo o Brasil que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 poderão se inscrever para concorrer a vagas em universidades brasileiras pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participa desse sistema e por meio dele ofertará 2.725 novas vagas em 53 cursos sediados em seus dez campus.

Em 2011 serão disputadas 83.125 vagas em um universo de 83 instituições em todo o Brasil, 39 delas universidades federais. Para participar do processo de seleção, o estudante deve ter realizado o ENEM 2010.

Os interessados em ingressar nos cursos de graduação da UNIPAMPA devem acessar o sistema pelo portal do SiSU e realizar suas inscrições. Depois, cada candidato selecionado deve confirmar sua vaga realizando a matrícula conforme o cronograma de chamadas. Para facilitar o acesso às principais informações sobre o processo seletivo, a UNIPAMPA criou um site específico sobre o SiSU, no qual é possível sanar dúvidas, encontrar editais e outras informações relevantes sobre a Universidade, como locais e procedimentos para as matrículas e a lista de cursos e vagas por campus.

Veja as regras da seleção - O SiSU é uma plataforma online na qual os candidatos selecionam as instituições e os cursos aos quais querem se candidatar e se inscrevem, sendo classificados de acordo com sua nota. Conforme o MEC, no SiSU 2011/1 os candidatos poderão se inscrever em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes. Finalizadas as inscrições, o sistema selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010.

A UNIPAMPA não considerará pesos diferentes entre as provas do ENEM 2010 para a classificação no Sistema. O candidato, porém, deverá obter um mínimo de 200 pontos em cada uma das provas e nota mínima 1 na Redação para se classificar para os cursos da Universidade. Neste ano, as inscrições ocorrem nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. Nesses dias, os candidatos devem acessar o SISU e escolher duas opções de curso, definindo a sua prioridade. No fim de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. Com essa informação o estudante pode trocar suas escolhas de curso e de instituição, caso considere que terá melhores chances. Cada mudança invalida a escolha anterior.

A partir desses dados, o MEC vai realizar três chamadas. A primeira chamada ocorre no dia 22 de janeiro, a segunda no dia 1º de fevereiro e a última no dia 10 de fevereiro - e por isso é necessário que o aspirante a uma vaga no Ensino Superior conheça bem as datas importantes. Após cada chamada iniciam os períodos de matrículas, e as vagas ainda restantes serão destinadas às chamadas subsequentes. Quem for classificado para a sua primeira escolha de curso e instituição sai automaticamente do sistema, e se não fizer a matrícula, perde a vaga. O candidato que for selecionado para a segunda escolha e o que não conseguir a nota mínima em nenhuma das graudações escolhidas permanece no SiSU, podendo disputar vagas nas próximas chamadas, sem necessidade de fazer nova inscrição.

Depois do encerramento das chamadas pelo MEC, os candidatos que ainda não tenham conseguido vagas podem se inscrever nas listas de espera, para disputar as vagas remanescentes. Na UNIPAMPA, os selecionados devem comparecer à Secretaria Acadêmica do campus no qual é oferecido o curso escolhido para se matricular, nas datas estabelecidas no edital.

Sistema proporcionou diversidade cultural
- Em 2010, quando o SiSU foi usado pela primeira vez, a UNIPAMPA recebeu um grande número de estudantes de outros estados da federação - 24% do total de ingressantes, a maioria proveniente da região Sudeste. O resultado, além da democratização do acesso ao ensino superior, foi a grande variedade de sotaques, costumes, saberes e habilidades que os novos estudantes trouxeram à comunidade acadêmica. A integração de culturas é considerada uma riqueza necessária para aperfeiçoar a construção da Universidade:

- A nossa expectativa é que o sucesso do processo seletivo de 2011 seja equivalente ao de 2010, quando a UNIPAMPA conseguiu preencher todas as vagas ofertadas com candidatos de qualidade, vindos de todo os estados do País e que trouxeram diversidade cultural à comunidade universitária - afirma a reitora da Instituição, professora Maria Beatriz Luce.


Assessoria de Comunicação da UNIPAMPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal