Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFMA - Curso de Ciências Humanas incentiva união do conhecimento com tecnologia

A nova licenciatura tem caráter multidisciplinar, instiga estudantes a serem pesquisadores e construir novos saberes

O Campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferece mais uma oportunidade para os jovens interessados no ensino da Licenciatura em Ciências Humanas. O curso está funcionando no turno da noite com uma entrada anual de 60 estudantes.

O licenciado em Ciências Humanas estará habilitado a ministrar aulas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Vale lembrar que o foco do curso é preparar o aluno para atuar no ciclo final do ensino fundamental, não o impedindo de atuar no Ensino Médio.

O curso tem duração mínima de três e máxima de quatro anos. Após a conclusão desse curso, de caráter interdisciplinar, o aluno poderá fazer uma segunda licenciatura, esta de caráter disciplinar em uma das áreas norteadoras do curso. A proposta é que esta segunda licenciatura seja ofertada na modalidade semipresencial e que tenha a duração de um ano.

A proposta do curso de Licenciatura em Ciências Humanas é formar professores pesquisadores, que estejam aptos a utilizar as tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de ensino e aprendizagem, rompendo com a ideia de que a sala de aula é o único ambiente de aprendizagem. Nesse sentido, os estudantes deverão sair do curso habilitados a utilizar de forma eficiente recursos como intenet, dentre outros.

"O diferencial do curso de Licenciatura em Ciências Humanas é que ele é um curso interdisciplinar ofertado na proposta de currículo por competências. Ele possibilita uma formação crítica e emancipatória, pois não está preso a grades curriculares e nem a compartimentos de saberes. Rompe também com a ideia de que a sala de aula é o locus privilegiado de aprendizagem, pois instiga os estudantes a serem pesquisadores e a construírem de forma significativa seus próprios saberes. Nesse sentido, há uma interação contínua entre escola e comunidade", explica o Professor Doutor Agnaldo Silva, coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas.

A formação de professores através da universidade é uma iniciativa estratégica para Imperatriz, em razão da localização do município no sul do Estado. Com o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB 2009) de 2,7 para os últimos anos do Ensino Fundamental, a cidade tem 491 docentes nesse nível de ensino, sendo que cem deles têm apenas o Ensino Médio (IDEB 2008). Por isso, a Licenciatura em Ciências Humanas apresenta em sua essência um dos principais pilares da universidade para superar esse desafio – o de prestar serviços à sociedade e pensar globalmente.


Assessoria de Comunicação da UFMA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal