- Detalhes
-
Segunda, 07 de Fevereiro de 2011 - 14:51
Fortaleza (CE) - Na solenidade de posse de 22 novos professores e 23 servidores técnico-administrativos, no final da tarde de sexta-feira (04), o Reitor Jesualdo Farias, após parabenizar "os novos colegas", fez uma exposição para eles, seus familiares e amigos presentes ao evento, do atual momento pelo qual passa a Universidade Federal do Ceará (UFC). Pediu a todos que se unam ao compromisso social que a Universidade tem e que a torna tão respeitada pela comunidade cearense, nordestina e brasileira.
Os recém-empossados fecham um ciclo de 682 servidores e 305 técnico-administrativos que foram integrados aos quadros da UFC a partir de 2008, "e no biênio 2011/2012 iremos duplicar esse número, além de realizarmos um concurso específico para os dois Hospitais", informou o Reitor.
O Prof. Jesualdo Farias ressaltou que a realização dos concursos é uma consequência da decisão da UFC em abraçar três grandes projetos no período do Governo Lula: expansão para o Interior do Estado, o Reuni e o de Educação a Distância.
Aos novos professores e servidores, o Prof. Jesualdo Farias apresentou números que retratam a Universidade agora, "para que os recém-chegados possam avaliar a sua dimensão": são 102 cursos de graduação presenciais (dos quais, 26 criados nos últimos três anos); 97 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), credenciados e avaliados pela CAPES com conceitos entre Bom e Excelente; os campi de Sobral, Cariri e Quixadá somam 22 cursos de graduação com cerca de 3 mil estudantes, e no Interior há, também, três cursos de pós-graduação (2 em Sobral e 1 no Cariri). Os cursos de graduação a distância atendem 28 municipios totalizando 7 mil alunos, complementou o Reitor, enfatizando que a UFC se expande de "forma equilibrada".
Os programas de expansão trouxeram com eles a necessidade de infraestrutura dos campi, que estão com 100 obras em andamento, acrescentou o Prof. Jesualdo Farias, aproveitando a ocasião para "pedir paciência" a todos, pelo transtorno que as construções proporcionam e pela demora na conclusão de algumas delas, por motivos alheios à vontade da instituição. Citou, entre as causas dos atrasos, recursos judiciais interpostos por empresas concorrentes nas licitações.
Finalizando sua fala, o Reitor destacou que na instituição eles terão oportunidade de crescimento, e fez votos para que esse crescimento seja direcionado para o fortalecimento da Universidade. Pôs-se à disposição dos recém-chegados e despediu-se acenando para o próximo encontro, no Seminário de Ambientação.
Assessoria de Comunicação da UFC